Como Funciona o Processo de Admissão de Funcionários?

Como Funciona o Processo de Admissão de Funcionários?

Saber como funciona o processo de admissão de funcionários é extremamente importante para agir dentro da lei, respeitando o direito do trabalhador. Além disso, é importante olhar não somente para a legislação, mas também para a adaptação e desenvolvimento dos novos funcionários. Uma boa integração inicial é benéfica tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Por isso, neste artigo você vai entender melhor sobre o assunto. Nele, vamos abordar:

  • – o que é a admissão de colaboradores?;
  • – por que é importante saber sobre o processo admissional?;
  • – como funciona o processo de admissão passo a passo?

O que é a admissão de colaboradores?

Admissão de funcionários é quando a empresa contrata novas pessoas para trabalhar em algum setor da companhia.

Para isso, é importante seguir alguns processos burocráticos. Isso serve tanto para empresas físicas, on-line, que atuam no modo da CLT ou PJ.

No modelo CLT, obviamente há mais regras a serem seguidas. Porém, de qualquer forma, nesse processo não há somente as leis em jogo, mas também a forma de integração do funcionário.

Por que é importante saber sobre o processo admissional?

Saber como funciona o processo de admissão de funcionários é essencial em uma empresa, tanto para que ela atue dentro da lei como para melhorar o rendimento do novo colaborador.

Isso porque, ao entrar em uma nova empresa, é necessário se sentir acolhido, ter apoio, conhecer as áreas e os outros colaboradores, entender os processos e ter um acompanhamento diário para que tudo seja feito dentro do esperado.

O benefício disso é engajar o colaborador desde o início e aumentar as chances dele ser produtivo dentro da empresa.

Como funciona o processo de admissão de funcionários? Veja passo a passo

Agora que entendeu o que é e a importância de oferecer um bom processo admissional de funcionários, vamos para a parte prática!

Confira como funciona o processo de admissão de funcionários:

Recrutando colaboradores

A primeira etapa em um processo de admissão de funcionários é a seleção dos candidatos.

Para isso, é necessário abrir a inscrição de determinada vaga, elencando os requisitos, cargo, atividades exercidas, salário, benefícios e outros detalhes que achar necessário.

Ao receber os currículos dos interessados, é importante realizar uma boa avaliação para analisar quem tem o perfil compatível com a empresa e com o que será proposto.

Feito isso, agende uma conversa pessoalmente com os escolhidos e, caso necessário, realize dinâmicas nas entrevistas. Passado essa fase, com mais informações sobre cada um, ficará mais fácil escolher o felizardo.

processo admissional

Documentos necessários para a admissão de funcionários

Feito a seleção e escolha do candidato, ele passará a ser um contratado da empresa. Para isso, será necessário elaborar um contrato e pedir alguns documentos para a efetivação, como:

• RG;
• CPF;
• Título de Eleitor;
• carteira de motorista (caso tenha);
• comprovante de escolaridade;
• comprovante de residência;
• Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) — após 48 horas, deve ser devolvida ao empregado com um protocolo de entrega e devolução assinado pelo mesmo;
PIS ou NIS;
• certidão de nascimento e de casamento;
• certidão de nascimento de filhos menores de 21 anos para cadastro de dependentes;
• certificado de reservista ou prova de alistamento no serviço militar (para homens de 18 a 45 anos);
• declaração de dependentes;
• declaração de opção ou descarte do vale-transporte;
• foto 3X4;
• atestado médico admissional (agendado pela empresa empregadora e efetuado antes do início das atividades trabalhistas).

Já com relação ao que deve ser entregue pela empresa e assinado pelo colaborador, podemos citar:

contrato de trabalho;
termo de confidencialidade/responsabilidade;
• código de conduta;
• manual de políticas e normas internas (com todas as regras estabelecidas dentro da empresa).

Integração

Após toda a parte burocrática, agora é hora de integrar o novo funcionário. Aqui, o ideal é fazer uma visita pela instituição, sinalizando todos os ambientes e equipes.

Mostre onde ficam as salas de reunião, banheiros, copa, refeitório, sala de descanso, etc. Apresente o colaborador aos colegas de trabalho, apontando equipes, nomes e cargos de gestores.

Ao direcioná-lo para sua área, o gestor responsável deve ser instruído a passar todas as outras informações necessárias para o dia a dia de trabalho, como processos internos, ferramentas utilizadas dentro da organização, login e senhas, contato dos outros colaboradores, entre outros.

Todas essas etapas são ideais em uma admissão de funcionários para que a pessoa se sinta parte daquele ambiente e esclarecida com relação aos aspectos que englobam a empresa.

Dessa forma, certamente a integração será mais fácil e positiva para ambos os lados.

Acompanhamento do colaborador

O acompanhamento também é uma etapa do processo de admissão de funcionários. Isso porque é importante que ele se sinta amparado para eventuais dúvidas sobre os processos da área e da empresa.

Não deixe de acompanhar o colaborador em seu dia a dia de trabalho, perguntar se precisa de ajuda, orientar em suas dificuldades, apontar o que precisa ser melhorado e, é claro, elogiar o bom trabalho feito.

Gostou do conteúdo sobre como funciona o processo de admissão de funcionários? Comente, compartilhe e continue acompanhando a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O Mundo FL é um encontro virtual de 3 dias inteiros, das 9h da manhã às 9h da noite, aprofundando o conteúdo da Fórmula de Lançamento com as sacadas, as táticas e as estratégias que eu e os meus faixas-preta aplicamos e fizemos funcionar nos nossos negócios ao longo de 2021. Garanta seu ingresso agora mesmo!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *