Passo a Passo Para ISO 9000

Conheça a ISO 9000

Você já ouviu falar da sigla ISO? Ela significa International Organization for Standardization, em português, Organização Internacional de Normalização. Aprenda o que é, para que serve e o passo a passo para você implementar a ISO 9000 dentro de sua empresa.

O que é ISO 9000?

Desde a revolução industrial, as empresas adotam procedimentos para maximizar o trabalho e melhorar a qualidade do produto e/ou serviço entregue. E hoje, quase 200 anos depois, duas das principais metas de várias empresas ao redor do mundo é: como otimizar o trabalho e melhorar o processo de produção.

Por isso a ISO 9000 é tão importante, pois ela é composta de normas referentes a produtos, matérias-primas, serviços e processos que garantem um sistema de gestão de qualidade eficiente dentro das empresas.

Esse conjunto de normas técnicas também agrega valor em relação ao mercado, colaboradores, fornecedores, etc.

Por exemplo, duas empresas podem fabricar o mesmo produto, com preços e qualidades semelhantes, mas se alguma delas possuir a ISO 9000 e a outra não, será um diferencial muito grande, principalmente para mercados B2B.

Passo a passo para ISO 9000

Você já entendeu que a ISO 9000 é referente a gestão de qualidade, correto? Entenda em quais processos a normatização interfere positivamente:

– Compromisso em relação a qualidade em todos os níveis da operação;

– Sustentabilidade na gestão de pessoas e insumos da operação;

– Procedimentos operacionais sistematizados e formalizados;

– Monitoramento dos processos por meio de indicadores que possibilitem uma mensuração correta de desempenho.

Algumas empresas já realizam esses processos naturalmente, sem a necessidade de implementar a ISO 9000. Mas algumas outras necessitam adequar todas as normas, demandando tempo e custos.

O primeiro passo é avaliar a estrutura: caso necessário a modernização da planta, aquisição de equipamentos, etc.

O segundo passo é investir em gestão de pessoas, através de especializações, treinamentos, contratação de consultores especializados em ISO 9000, etc.

Dica matadora: pesquise muito bem as opções antes de fechar negócio com seu consultor, pois o trabalho dele influenciará diretamente no seu processo de gestão de qualidade.

O último passo, depois do veredito do consultor, é passar por uma auditoria, feita por empresas certificadoras ligadas ao INMETRO e autorizadas pela ISO.

Entenda, a ISO 9000 é como uma matriz, e as numerações ISO 9001, 9002 e ISO 9003 e assim por diante são diretrizes especificas para cada tipo de organização.

Você já implementa a ISO 9000 em seu negócio? Como foram os resultados? Conte para mim através dos comentários. Aproveite e assine a newsletter do Ignição no campo destacado da página.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *