Dicas Para Otimizar Seu Pós-Venda E Fidelizar Clientes

O pós-venda é um processo tão importante quanto a aquisição de clientes, justamente por ser a etapa responsável pela fidelização. Garantir a recorrência de compra permite que você gaste menos tempo e dinheiro tentando atrair novos consumidores. 

Para não cometer um dos maiores erros do mercado, separamos algumas dicas para otimizar o seu pós-venda e ter consumidores fiéis. 

Neste artigo, você verá:

-O que é pós-venda?;

– Saiba como fazer o funil de pós-venda;

– Dicas: otimize seu pós-venda e aumente seus lucros.

O que é pós-venda?

Antes das dicas de otimização, vamos entender o que é o pós-venda!

O nome refere-se ao conjunto de estratégias que tem como objetivo a fidelização do cliente após a primeira compra. Para isso, é necessário organização e planejamento, tendo  como foco o próprio comprador, tornando clara a preocupação da empresa com sua satisfação.

Para que o consumidor seja convencido a comprar novamente o mesmo produto ou serviço, é necessário a construção de vínculo e a manutenção de um relacionamento com a marca. Isso é feito por meio de uma nutrição periódica, com conteúdos, promoções e atualizações. 

A nutrição é feita com a produção e compartilhamento de conteúdo que possui relação direta com o perfil do consumidor que você está falando. Por exemplo, se um cliente tem preferência por roupas confortáveis, o conteúdo que será destinado a ele, terá como foco o conforto, pois é algo que é importante para ele. 

Saiba como fazer o funil de pós-venda

Assim como existe o funil de vendas, também existe o funil de pós-venda, que é responsável pela orientação da jornada depois da compra. 

O funil é composto pelas etapas de:

Adoção

O primeiro contato após a compra pode ser feito por:

  • e-mail: dando boas-vindas a comunidade da marca;
  • ligação: optar por fazer um primeiro contato de forma mais pessoal pode tornar a experiência mais humanizada;
  • agendamento de atendimento: se sua empresa tiver um software como produto, um dos primeiros contatos pode ser o processo de Onboarding, para que sua equipe ensine seu cliente a melhor forma de utilizar o seu produto.

Retenção

Nesta etapa já se passou algum tempo desde seu primeiro contato com o cliente. Esse é um ótimo momento para perguntar sobre as primeiras impressões, visto que agora ele já teve mais tempo para poder experimentar o seu produto/serviço. 

Expansão

Com a construção de um relacionamento mais sólido com o comprador, já é possível fazer novas propostas. Não precisa esperar o cliente vir atrás da sua empresa, analise os interesses de compra dele e faça ofertas especiais. 

Advocacia

Este é o grande momento para seu comprador ser um promotor da sua marca! Para isso, mostre as vantagens dele comprar com você. 

Realizar campanhas de engajamento com sorteios e promoções é uma ótima forma das pessoas compartilharem o seu nome. 

Dicas: otimize seu pós-venda e aumente seus lucros

O processo de pós-venda leva tempo, mas é muito menos custoso do que o investimento para atração de novos consumidores. Isso porque  é necessário o descobrimento e ainda toda a parte de educação do cliente sobre sua marca. 

Mas para que você possa otimizar suas etapas e investir tempo naquilo que possui maior custo benefício, confira estas dicas! 

Fluxo de e-mail de nutrição

Para economizar tempo, invista em fluxos de nutrição para e-mail.

Dessa forma,  é possível estabelecer um padrão da marca e também avaliar a eficiência do que foi produzido, já que as ferramentas de disparo permitem o acompanhamento de abertura e cliques por parte dos usuários. 

Descontos exclusivos para clientes mais antigos

Ninguém resiste a uma promoção, a garantia de descontos para quem compra assiduamente no seu negócio é um grande atrativo para os clientes. Para que isso seja possível, invista em uma plataforma para cadastrar os dados dos compradores no seu sistema. 

Outra forma de oferecer vantagens para seus clientes é utilizando as redes sociais da sua marca. Por exemplo, através do Facebook você pode realizar promoções e ainda aumentar o engajamento da sua página, com curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Anuncie as novidades primeiro para quem já te conhece

Antes de gastar com grandes campanhas de divulgação sobre as novidades da sua marca, notifique primeiro quem já conhece sua empresa. Afinal, as chances de uma nova compra são muito maiores para quem já fechou negócio com você antes. 

Para isso, mantenha os dados das pessoas atualizados, assim você não perde nenhuma venda que pode já ser garantida. 

Produza conteúdo de valor

O marketing de conteúdo permite entregar valor para seus clientes através da produção de conteúdo. Desta forma é possível auxiliá-los e também se beneficiar conhecendo um pouco mais sobre suas dores. 

Produzir conteúdo pensando em quem é o consumidor da sua marca é uma forma de conhecer mais sobre os hábitos e gostos do comprador. Conhecimento que é essencial para desenvolver novos produtos para eles.  

Conclusão

Neste artigo você pode ver a importância da elaboração de um bom pós-venda, como colocar em prática estratégias que podem otimizar as etapas de contato com seus clientes e quais as vantagens em termos de lucratividade para o seu negócio. 

Quer saber mais como potencializar suas etapas de venda e lucrar cada vez mais? Então leia sobre o Pipeline de Vendas

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