Quem Faz Parte do Terceiro Setor? Exemplos de Instituições

terceiro setor exemplos

Quando o assunto é terceiro setor, exemplos de instituições não faltam. As vantagens de conhecê-las são poder ajudá-las e até obter ideias criativas para que o seu negócio também tenha um impacto positivo. 

Neste artigo você verá: 

  • • o que é o terceiro setor?;
  • • • para que serve o terceiro setor?;
  • terceiro setor  — exemplos. 

O que é o terceiro setor?

O terceiro setor é uma expressão que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970. Ela faz parte de uma divisão da sociedade, proposta por sociólogos. 

O primeiro setor são as empresas estatais, ou seja, controladas pelo governo. São exemplos disso no Brasil: Caixa Econômica Federal e os Correios. 

O segundo setor consiste nas empresas de capital privado, desde as pequenas até as grandes. Lojas, restaurantes, indústrias e muitas outras fazem parte desse grupo. 

Por sua vez, o terceiro setor são instituições da sociedade civil que possuem gestão própria, mas não visam o lucro. Ou seja, eles têm a autonomia do segundo setor, ao mesmo tempo em que não atuam pela lucratividade, assim como o primeiro. 

Nos últimos dados, popularizou-se também o termo 2.5 setor. São empresas que, mesmo visando o lucro, entendem que podem promover a transformação social

No terceiro setor, os exemplos são aqueles constituídos como Associação ou Fundação, de acordo com a lei. Além disso, essas organizações também precisam atender uma série de regras do Marco Regulatório do Terceiro Setor. 

Para que serve o terceiro setor?

O terceiro setor tem uma importante função social. Como o Estado não consegue atender as necessidades de toda a sociedade, essas instituições servem para ajudar nesse propósito.

Algumas organizações, por exemplo, mantém escolas para alfabetizar adultos. Apesar de existir escolas públicas com essa função, elas não estão presentes em todo o país. 

Os fundamentos da Constituição Federal, presentes no art. 203, é o que orientam as instituições do terceiro setor. São eles: 

• proteção à infância, adolescência, velhice e família;

• amparo às crianças carentes;

• promoção da integração ao mercado de trabalho;

• habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de deficiência. 

Terceiro setor — exemplos

No terceiro setor, há exemplos de instituições de diferentes causas. Veja só alguns deles e o que fazem para a sociedade!

Pessoas em situação de rua

Existem algumas instituições que realizam a entrega de refeições para pessoas em situação de rua. Em São Paulo, a Anjos da Noite é uma delas. Durante o inverno, a organização também doa cobertores para esses indivíduos. 

No Rio de Janeiro, há a Associação Beneficente São Martinho. Ela atende crianças e jovens, oferecendo lugar para que tomem banho e os auxiliando a reverter a situação em que se encontram. 

Violência contra a mulher

No terceiro setor, exemplos de instituições que lutam para que a violência contra a mulher também não faltam. Entre eles está o Casa da Mulher Catarina, em Florianópolis. A organização realiza debates e ações para o enfrentamento desse problema. 

Em Curitiba, há o Mais Marias que, além de palestras gratuitas sobre a Lei Maria da Penha, ainda oferece assistência jurídica e psicológica para as vítimas. 

Portadores de deficiência

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) é a instituição mais famosa dessa causa. Ela atua em vários estados e possui mais de 10 centros de reabilitação. 

Em São Paulo, há também a Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual. Essa organização tem serviços de apoio e assessoramento, além de capacitar os indivíduos portadores de deficiência visual para o mercado de trabalho.

Refugiados

Com atuação mundial, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) coordena diversas ações de proteção aos refugiados, além de buscar soluções duradouras para o problema. 

Por sua vez, o Adus, em São Paulo, oferece aulas de português, qualificação profissional e orientação para que os estrangeiros consigam trabalho no Brasil. 

Animais abandonados

O Arca Brasil possui um sistema para cadastrar os animais abandonados, além de lutar contra os que estão em cativeiro. Já o Cão Sem Dono é um dos abrigos que existem no país e que cuidam dos pets para que possam ser adotados. 

Conclusão

Como visto, quando o assunto é terceiro setor, exemplos de instituições sérias é o que não faltam. Existem organizações que lutam pelas pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência e até animais abandonados. 

Quer se informar mais e se inspirar para melhorar a sua empresa? Aqui na Ignição Digital você confere vários conteúdos sobre mercado e empreendedorismo. Continue acompanhando!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *