Conheça o Setor 2.5 e as Empresas Focadas em Transformação Social

setor 2.5

O setor 2.5 engloba maneiras inovadoras de empreender, projetadas com o objetivo de buscar formas de amenizar problemas sociais. Ele é classificado como uma nova solução, mais efetiva, eficiente e sustentável, que está gerando um valor para a sociedade como um todo.

Se você ainda não conhece esse setor, veja como o seu impacto pode ser muito positivo!

Entenda o que é o setor 2.5

Gerando um alto valor positivo para a sociedade, ele surge a partir do conceito de negócios sociais e vem sendo chamado de Setor 2.5 (Dois e Meio). Esse nome não é por acaso: é o meio do caminho entre o segundo setor (empresas com fins lucrativos) e o terceiro (organizações sem fins lucrativos).

CLIQUE e baixe o ebook!

Os negócios de impacto social têm como foco a geração de impacto social ou ambiental positivo em quem utiliza seus produtos e serviços.

Apesar de terem como atividade principal favorecer as pessoas com menor renda visando o impacto social, os negócios do setor 2.5 diferenciam-se das ONGs por suas próprias atividades serem rentáveis.  E não dependerem exclusivamente de doações ou de outros subsídios.

Qual é o potencial dos negócios desse setor?

Este é um mercado ainda pouco conhecido: ele é formado por empresas que estão no meio do caminho entre projetos sociais e negócios que buscam lucro. Tais empreendimentos sociais têm atraído fundos de investimento de impacto, especializados em colocar dinheiro em negócios que dão lucro, solucionando problemas sociais, e, claro buscando retorno financeiro positivo.

Esses fundos têm formas diferentes de medir a rentabilidade do negócio, assessorar os empreendedores e escolher o foco dos investimentos. Em comum, eles têm o objetivo de formar um setor social no país que seja rentável.

O que é uma empresa social?

O conceito de empresa social ou negócio social foi idealizado por Muhammad Yunus (o banqueiro dos pobres), e está intrinsecamente relacionado à pelo menos três idéias básicas: a questão da pobreza; a questão da natureza humana e a auto-sustentabilidade do negócio.

Basicamente, ações sociais empresarias são caracterizadas principalmente pelo investimento ou destinação de parte do lucro da empresa para apoio a projetos sociais que beneficiem populações pobres.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Já a empresa social é um empreendimento pensado e construído com o principal objetivo de acabar com um problema social decorrente da pobreza, utilizando integralmente o lucro da empresa.

Ficou com alguma dúvida? Agora que você já sabe o que é o setor 2.5, aproveite e veja mais conteúdos matadores aqui no blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *