3 Dicas Para Contratar Quem Sabe Trabalhar Em Home Office

trabalhar-em-home-office

A prática de trabalhar em home office se tornou muito frequente entre as empresas atualmente. No entanto, após a pandemia ocasionada pela COVID-19, o trabalho remoto se tornou a melhor opção, onde as pessoas continuariam exercendo suas atividades, sem que coloque em risco suas vidas e mantendo o funcionamento daquele determinado negócio. 

Porém, contratar pessoas para atuar com o teletrabalho não é tão simples quanto imaginamos. 

É fundamental estar atento ao regime de contratação com base na reforma trabalhista, a capacidade daquele candidato de trabalhar em home office e o modelo de gestão que sua empresa terá que adotar. 

Mas, apesar de todos esses procedimentos a serem adotados, é importante ter em mente que o trabalho remoto trouxe grandes benefícios para empresas e colaboradores. Em uma pesquisa realizada pelo DataSenado com 5 mil pessoas, cerca de 41% dos entrevistados afirmam que trabalhar em home office melhorou a sua produtividade. 

Por isso, para entender melhor sobre esse assunto, você verá neste artigo:

  • – como funciona a contratação para home office?;
  • – importância do trabalho em home office;
  • – dicas de contratação para trabalhar em home office;

Como funciona a contratação para home office?

Diante da reforma trabalhista que aconteceu em Novembro de 2017, houveram algumas mudanças no regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), que influenciam na contratação para trabalhar em home office. São alguns exemplos dessas alterações:

  • – é obrigatório existir um contrato de trabalho assinado pelas duas partes para definir o regime de home office;
  • – se torna responsabilidade do empregador o fornecimento e manutenção de equipamentos tecnológicos e o reembolso de despesas arcadas pelo empregado;
  • – o empregado poderá comparecer à empresa apenas para realizar atividades específicas. 

Importância do trabalho em home office

Com base em um estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) feito com 139 empresas de pequeno, médio e grande porte, 46% delas adotaram a estratégia do teletrabalho durante a pandemia. 

Após o levantamento dos dados, foi constatado que cerca de 53% foram empresas de serviços hospitalares e 47% indústria. 

Além disso, em uma pesquisa realizada pela empresa Fortinet (fornecedora de cibersegurança), foram entrevistados diretores de TI no Brasil e em outros 16 países e a previsão esperada para os próximos anos é que o trabalho remoto permaneça em quase 30% das organizações. 

Pensando nisso, foram identificados diversos benefícios em trabalhar em home office, como:

  • aumento da produtividade;
  • – redução nos atrasos;
  • – flexibilidade de horários;
  • – redução com custos fiscais e sociais;
  • – maior conforto e bem-estar;
  • – maior autonomia para equipe. 

Agora que já sabemos quais as regras e a importância do home office, é essencial entender como fazer a contratação do time para ter um bom rendimento e trazer bons resultados para a empresa, mesmo que seja da sua própria casa. 

Dicas de contratação para trabalhar em home office

Uma das maiores dificuldades para as empresas durante esse ano, foi realizar a contratação de profissionais para trabalhar em home office. Isso porque  muitas pessoas não estavam acostumadas com essa modalidade e não tiveram muito tempo para se aperfeiçoar. 

Por isso, iremos listar algumas dicas para você que quer contratar um colaborador competente e que esteja alinhado com as expectativas e exigências da sua empresa.

Verifique a capacidade de organização

O teletrabalho exige uma grande capacidade de organização do colaborador. Pois, é essencial que ele saiba dividir a sua vida pessoal e profissional e consiga lidar com essas questões separadamente. 

Além disso, ter organização influenciará diretamente no andamento das suas atividades, podendo impactar nos prazos que deverão ser cumpridos.

Para te ajudar, poderá ser utilizado um gerenciador de tarefas. Além de transparecer todo o dia a dia da sua equipe, tornando mais fácil a comunicação e a distribuição de atividades a serem realizadas, tornará a rotina dos colaboradores mais organizada.

Esse tipo de  ferramenta possibilita que o colaborador insira prazos para o cumprimento daquela tarefa. Com isso, ele terá mais controle de quanto tempo está levando para fazer aquela determinada função.

 Dentre as mais utilizadas estão o Runrun.it e o Trello.

Selecione as pessoas certas

Uma das principais dicas para contratar um colaborador para trabalhar em home office é fazer a seleção da maneira correta. Ou seja, é de extrema importância que você analise o perfil comportamental do candidato, para não ter problemas futuros. 

Além disso, pegar referências de outros empregos poderá ser uma vantagem no momento da contratação, pois é com base em comportamentos passados que você terá uma noção de como ele será na sua empresa, com relação a entregas dentro do prazo e produtividade. 

Após a contratação, uma forma de fazer o acompanhamento desse colaborador é por meio de reuniões diárias, para tornar o relacionamento mais próximo. 

Alinhamentos, feedbacks e, até mesmo, informar o que está sendo feito naquele dia, são exemplos de assuntos tratados em reuniões todos os dias. 

Alinhe as expectativas

Para contratar um candidato para trabalhar em home office, é fundamental que ele esteja alinhado com as expectativas da sua empresa. 

De nada adianta saber como funcionam os processos de trabalho remoto se aquele colaborador não for condizente com a cultura da organização e fazer os esforços necessários para atingir os resultados.

Conclusão

Neste artigo conseguimos entender o quanto o home office se tornou ainda mais frequente hoje em dia e a sua importância para o desenvolvimento da empresa e do colaborador em meio a crise que estamos vivendo. 

Continue acompanhando o  blog da Ignição Digital e esteja a par de assuntos atuais e de extrema relevância para o mundo corporativo.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Eu quero te convidar para o Mundo FL, um encontro virtual de 3 dias inteiros, das 9h da manhã às 9h da noite, aprofundando o conteúdo da Fórmula de Lançamento com as sacadas, as táticas e as estratégias que eu e os meus faixas-preta aplicamos e fizemos funcionar nos nossos negócios no primeiro semestre de 2021.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *