Qual a Diferença entre Gestão, Gerenciamento e Administração?

Qual a Diferença entre Gestão, Gerenciamento e Administração

Você sabe a diferença entre gestão, gerenciamento e administração? Na verdade, você pensou que os três termos fossem sinônimos? É muito comum encontrarmos pessoas que costumam se confundir com os significados dessas palavras. De fato, o setor corporativo utiliza-as bastante e, muitas vezes, a colocação na frase pode não estar correta, uma vez que cada uma possui as suas características e especificidade.

É por isso que no artigo de hoje nós vamos abordar:

  • – o que é gestão, gerenciamento e administração;
  • – como se tornar um administrador, gestor ou gerente de uma empresa;
  • – por que não confundir os termos.

O que é e qual a diferença entre gestão, gerenciamento e administração?

Afinal, qual a diferença entre gestão, gerenciamento e administração? Se você é um profissional que exerce uma função de destaque na empresa certamente sabe como e quando empregar cada uma das palavras.

Porém, pode ser que às vezes você se confunda ao aplicá-la em uma reunião e/ou conversa. Para nunca mais esquecer, destacamos, exatamente, qual é o significado de cada termo. Veja:

O que é administração?

Do latim “administrare”, a administração trata dos aspectos gerais de uma empresa. Ou seja, essa área tem a função de criar soluções para os problemas típicos de uma organização.

Além disso, cuida dos recursos financeiros, patrimoniais e humanos, bem como do marketing, da produção, da concorrência e do mercado. A principal finalidade é atingir os objetivos da organização.

Qual a Diferença entre Gestão, Gerenciamento e Administração

De forma geral, podemos classificar a administração como a visão macro do negócio. Afinal, o objetivo é levar em conta a empresa como um todo, para guiá-la sempre para o melhor caminho.

Para ser um bom administrador, portanto, é necessário saber negociar, tomar decisões, estabelecer metas, liderar pessoas e organizar recursos.

O que é gerenciamento?

O gerenciamento é mais específico do que a administração. Isso porque a gerência trata de setores ou departamentos específicos de uma organização. O papel do gerente é, sobretudo, exercer funções bem limitadas, ou seja, cuidar do seu campo de atuação ou área.

O gerente de marketing, por exemplo, não possui responsabilidades sobre a administração dos recursos financeiros e vice-versa. Cabe somente aos seus respectivos gerentes a responsabilidade desses departamentos.

Qual a Diferença entre Gestão, Gerenciamento e Administração

Podemos dizer, de modo geral, que a gerência comanda um departamento e pode acumular ou não funções de gerência em outros setores. Entre essas funções, estão:

  • – a organização;
  • – o planejamento;
  • – a execução de atividades que facilitem o trabalho dos membros da área.

Em suma, um gerente deve cuidar dos processos e das pessoas do setor que atua, planejando ações, tomando decisões e delegando tarefas.

O que é gestão?

O termo, apesar de muito antigo, ganhou forças recentemente. A gestão é uma especialização da administração e também do gerenciamento. Logo, o gestor faz basicamente a mesma coisa que o administrador e o gerente, a única diferença é que ele deve exercer o papel de forma mais criativa e habilidosa.

Qual a Diferença entre Gestão, Gerenciamento e Administração

Apesar de existir diferentes tipos de liderança, quem está em papel de gestão possui princípios fundamentais como incentivar a participação da equipe, estimular a responsabilidade e autonomia dos funcionários. O foco deve ser no gerencial e no processo administrativo.

O objetivo principal é atingir todos os objetivos da empresa de modo a valorizar o conhecimento e habilidades das pessoas que fazem parte do negócio.

Por isso, o gestor deve ir além da compreensão técnica e administrativa para que possa, também, conhecer os processos em que o mercado atua em relação aos clientes e concorrentes.

Como se tornar um administrador, gestor ou gerente de uma empresa?

Agora que você já sabe como usar cada termo corretamente e o papel que cada função exerce em uma empresa, será que você sabe como chegar nessas posições de destaque?

De forma geral, você precisa se especializar em uma determinada área. Por exemplo, o administrador além de ser um bacharel em administração ou comércio exterior, pode fazer uma pós em marketing e finanças e se tornar um líder neste quesito.

Para se tornar um gerente de uma área específica, basicamente, deve seguir os mesmos passos anteriores, porém, com foco em gerenciamento. Além de uma graduação de nível superior, é necessário ter uma postura de liderança. A dica é estudar todo o mercado e o negócio afundo.

Já para se tornar um gestor, além da especialização, você precisará ser uma pessoa com bom relacionamento entre as pessoas. Isso porque um bom gestor é aquele que motiva e encoraja outros colaboradores. Portanto, deve-se ter a visão macro e micro da empresa.

Por que não confundir os termos?

Depois das explicações acima fica mais fácil entender porque não devemos confundir os termos. Para contratar um desses profissionais é de extrema importância que você entenda a diferença entre gestão, gerenciamento e administração. Afinal, cada um é responsável por uma especificidade.

Portanto, se deseja uma pessoa capaz de criar soluções para os problemas típicos de uma organização, contrate um administrador. Se seu objetivo é ter um profissional que incentive, motive e ainda entenda da visão macro do negócio, tenha um gestor.

Agora se necessita de um profissional que atue com excelência em uma determinada área da empresa, contrate um gerente!

Conclusão

Saber a diferença entre gestão, gerenciamento e administração é de suma importância para o sucesso da empresa. É somente com esse entendimento que será possível executar melhorias significativas dentro do negócio.

E você? Já conhecia os significados? Deixe sua resposta nos comentários! Aproveite para conferir outros conteúdos no blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

24 thoughts on “Qual a Diferença entre Gestão, Gerenciamento e Administração?”

  1. Pelo motivo do gestão lidar diretamente com as pessoas, necessita deste aspecto de valorização do capital humano, pois diferente do administrador, está no nível gerencial “meio” do organograma, tornando-se o executor dos objetivos e metas gerais estabelecidos pela administração.
    A Administração estabelece as estratégias globais sobre os recursos estratégicos, financeiros, materiais, mercadológicos e humanos da empresa, cuida do sobrevivência a longo prazo da organização, crescimento e de todos estrutura que dar suporte para que os gestores de departamento possam gerir os recursos em nível gerencial nas empresas.

  2. Na minha opinião, da maneira como está explicado, gestão e gerenciamento parecem a mesma coisa . Talvez se fossem dados exemplos de cada conceito, ficaria mais inteligível.
    E outra coisa, sobre a seguinte frase: “[…] o gestor não faz a mesma coisa que o administrador e o gerente, a única diferença é que ele deve exercer o papel de forma mais criativa e habilidosa, deixando de lado o arcaico.”
    Fica parecendo que o administrador e o gerente não são criativos, são arcaicos. Se essa é a única diferença, conclui-se que a função dos três é a mesma coisa, ou que a função do gestor está acima dos outros dois. Enfim, achei confuso.

    1. Foi muito importante saber a diferença entre as funções! A explicação foi bem clara e pude perceber que exerço a função de administrador dentro da minha empresa e não estava sabendo que o meu gerente não estava desempenhado a função de gerente! Obrigado, vou corrigir!

  3. Concordo com os significados de administrador e gerente, porém discordo totalmente do gestor.
    Gestão é controle, portanto, gestor é o controlador. Ele não planeja. Ele faz.
    O administrador/gerente é o P (Planejar) do PDCA. O gestor controla/faz o que o Planejador planejou. O gestor é o D (controlar/fazer) do PDCA. Há ainda o verificador C (checar) que inspeciona, audita, fiscaliza, verifica, etc se o Gestor está fazendo/controlando o que o Planejador determinou que ele fizesse. Com essas informações entregues ao Planejador (administrador/gerente) são tomadas, então, ações corretivas e/ou preventivas. Aí está o A (Atuar) do PDCA.
    C2 = Comando & Controle = Gerente/Administrador & Gestor = Mandar & Fazer
    Exemplo prático pedido num comentário acima:
    O Administrador/Gerente Adm planeja como funciona a Recepção. A recepcionista é a gestora da Recepção. Ela só controla a entrada/saída do pessoal, visitantes, preenche livro registro de entrada e saída de pessoal. Enfim, só faz “controle”. Não planeja.
    Idem para Portaria. O porteiro é o gestor.
    Idem para a pessoa que anota o número do seu quarto no café da manhã do hotel, do recepcionista do hotel. Todos são gestores. Não são administradores/gerentes.

  4. Concordo com os significados de administrador e gerente, porém discordo totalmente do gestor.
    Gestão é controle, portanto, gestor é o controlador. Ele não planeja. Ele faz.
    O administrador/gerente é o P (Planejar) do PDCA. O gestor controla/faz o que o Planejador planejou. O gestor é o D (controlar/fazer) do PDCA. Há ainda o verificador C (checar) que inspeciona, audita, fiscaliza, verifica, etc se o Gestor está fazendo/controlando o que o Planejador determinou que ele fizesse. Com essas informações entregues ao Planejador (administrador/gerente) são tomadas, então, ações corretivas e/ou preventivas. Aí está o A (Atuar) do PDCA.
    C2 = Comando & Controle = Gerente/Administrador & Gestor = Mandar & Fazer

  5. Boa tarde.
    A FCC está cobrando gerenciamento de projetos no edital do TRT 15. Gostaria de saber se o gerenciamento de projeto é a mesma coisa que gestão de projeto. Obrigado

  6. Algumas universidades particulares criaram cursos de gestão em alguma coisa, pra inserir no mercado um número sem fim de profissionais. Este profissional (gestor) não tem a base acadêmica de um administrador. Há um abismo entre as duas formações. O administrador estuda os conceitos clássicos da administração para não sair por aí fazendo besterias com base no que ele acha ou pensa que inventou. Se o administrador pode se tornar um general dentro da empresa, o gestor alcança no máximo a patente de 2º tenente. Já o profissional que faz uma pós graduação em gestão tem um perfil diferente do tecnólogo em gestão. Sua visão é ampliada e sua capacidade de entender melhor a sua área de formação é mais apurada. Não tenho intenção de diminuir nenhuma formação acadêmica aqui, mas deixar claro que o gestor (acredito eu) a que o texto se refere é o gestor no nível de pós graduação e não o tecnólogo em gestão.

    1. “O termo, apesar de antigo, ganhou forças recentemente. A gestão é uma especialização da administração e também do gerenciamento. Logo, o gestor não faz a mesma coisa que o administrador e o gerente, a única diferença é que ele deve exercer o papel de forma mais criativa e habilidosa, deixando de lado o arcaico.” Esse paragrafo diz que a gestão é uma especialização…logo o gestor não faz /ou seria faz a mesma coisa …. sendo que a diferença é como ele exerce este papel?

    1. E significam mesmo. As empresas adoram chamar de Gestor para não pagar condizentemente o funcionário que faz a função de Gerente. Gestor se relaciona a Gestão. Gerente se relaciona a Gerenciamento. Gestão e Gerenciamento devem produzir o mesmo resultado, portanto, são sinônimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *