Quais São as Principais Diferenças Entre Chefe e Líder

aprenda a diferença entre ser chefe e líder de uma equipe

Quando falamos sobre o mundo corporativo, é comum ouvir dizer que existem diferenças entre chefe e líder e como isso influencia no desempenho das equipes, não é mesmo?

Hoje, vamos conversar sobre o que você precisa para ser um verdadeiro líder inspirador e obter os melhores resultados para o seu negócio.

O senso comum diz que não é difícil ser chefe — basta dar ordens e cobrar resultados – enquanto a liderança é uma tarefa mais complexa, que envolve o engajamento e a motivação da equipe subordinada. Porém, será que é isso tudo mesmo?  Vou ajudar você a entender qual a diferença entre chefe e líder de uma forma mais ampla.

Chefe x Líder

Preciso começar abordando o conceito de chefe e líder.

São atribuídas aos chefes algumas características rígidas e centralizadoras. São exemplos: delegar funções arbitrariamente, cobrar resultados, verificar as falhas dos subordinados, dar ordens e controlar, com firmeza, as atividades e comportamentos dos funcionários.

CLIQUE e baixe o ebook!

Já o líder é visto como uma figura democrática, que participa da organização das tarefas junto com a equipe, motiva os colaboradores e é focado na solução dos problemas. Este, em vez de procurar um culpado para punir, está sempre de olho na forma ideal de resolver situações, a fim de ensinar o grupo a atuar de forma assertiva.

Chefe e Líder: em que momento exercer cada papel?

Quando ouvimos falar das principais diferenças entre chefe e líder ouvimos frases como:

  • • “o chefe cobra resultados, o líder motiva a equipe“;
  • • “o chefe diz: você faz, o líder diz: nós fazemos”;
  • • “o chefe delega de forma arbitrária, o líder é democrático”.

Estas características são associadas com maus líderes e fazem com que as pessoas  as liguem à uma visão ultrapassada, determinando, para elas, o que é ser chefe.

No entanto, quem ocupa um cargo de comando sabe que, em determinados momentos, o exercício da liderança exige alguns comportamentos ligados à chefia. A questão é: como equilibrar?

A resposta mais óbvia é também a que mais se adequa ao problema: é preciso sentir o que a sua equipe necessita.

Quem se dispõe a liderar um grupo precisa ficar atento às necessidades dos seus comandados.

Como superar a diferença entre chefe e líder?

Toda equipe precisa de motivação, isso é óbvio, mas em alguns momentos a cobrança se faz necessária.

O mesmo acontece com a delegação de tarefas. As urgências, muitas vezes, não podem ser debatidas. Cabe ao gestor decidir quem será o melhor profissional para executá-las.

A firmeza e a liderança participativa podem andar de mãos dadas, desde que haja equilíbrio.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Atitudes que diferenciam um chefe de um líder

Algumas atitudes podem fazer a diferença no seu trabalho como um chefe que é um bom líder. Veja os exemplos:

  • • compreender o perfil de todos e de cada um — é fato que sua equipe, vista de uma forma geral, tem um perfil. Contudo, é indicado que você conheça os atributos de cada colaborador, a fim de compreender quais os pontos fracos e fortes de cada um, para ajudar a desenvolvê-los da melhor maneira possível;
  • • estar aberto a sugestões — seja um bom ouvinte e receba as opiniões de todos de maneira amigável. Escute e, caso elas façam sentido, veja o que pode ser feito para se desenvolver em cada ponto;
  • • dar feedbacks e acompanhar resultados — faça um acompanhamento mais próximo dos seus funcionário, dando feedbacks e seguindo lado a lado para garantir que uma melhora contínua;
  • • parabenizar por conquistas — não seja o tipo de chefe que só passa algum feedback quando existe pontos a serem superados. Aprenda a parabenizar por atitudes positivas;
  • • dê exemplos — seja o primeiro a agir de acordo com a visão, missão e valores da empresa.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as diferenças entre chefe e lider, bem como quais são as características da boa liderança, que tal ficar por dentro das novidades do Ignição Digital?  Assine a nossa newsletter e acompanhe tudo o que está acontecendo por aqui!

Faça uma autoavaliação, veja se você é líder ou chefe e o que pode fazer para melhorar sua atuação profissional.

Confira também os livros de liderança mais vendidos!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

4 thoughts on “Quais São as Principais Diferenças Entre Chefe e Líder”

  1. Sou supervisor de um hospital, e tenho sob minha liderança 35 pessoas. Tento ser um líder democrático e justo. Tenho problemas de comportamentos e posturas, mas consigo liderar minha equipe com profissionalismo. Lidar com o ser humano não é fácil, mas dá pra fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *