7 Técnicas de Gestão de Pessoas para Pequenos Negócios

as melhores técnicas de gestão de pessoas

Um dos maiores desafios de um empreendedor é coordenar a sua equipe e manter a produtividade e a motivação sempre em alta. Algumas técnicas de gestão de pessoas podem garantir os bons resultados para o seu negócio. Conheça as dez principais.

Premiação por objetivos atingidos

Reconhecer as conquistas, grandes e pequenas é uma das melhores técnicas de gestão de pessoas para manter a motivação da sua equipe. Esta política funciona quando os colaboradores contam com metas claras e um sistema de avaliação objetivo. As premiações devem ser proporcionais às conquistas obtidas, mantendo uma graduação para o alcance das metas.

Seja transparente em relação à sua política salarial

Hoje em dia não é mais possível manter equipes motivadas com salários desiguais. Além de ser contra a legislação, o tabu em falar sobre o próprio salário vem diminuindo e é muito fácil para um colaborador descobrir a desigualdade de salários.

É importante que a sua política salarial avalie as dificuldades do cargo que a pessoa exerce, equiparando quem exerce a mesma função e estabelecendo uma graduação salarial conforme a complexidade das responsabilidades que cada cargo exerce.

Não se esqueça também de equiparar os salários de homens e mulheres, pois nada é mais antiquado do que pagar menos para as suas colaboradoras de maneira arbitrária.

Evite boatos

A melhor maneira de evitar constrangimento com boatos, que podem afetar a motivação e a produtividade de toda a equipe, é criar uma comunicação aberta e transparente com os colaboradores. Incluir os seus colaboradores no processo de decisão sempre que possível também é importante para criar um clima saudável dentro da empresa.

Faça o planejamento de folgas e férias no início do ano

Escalas de férias e emenda de férias são temas delicados, que muitas vezes colocam colaboradores e empresa em pontos de discordância. Planejar logo no início do ano, de forma colaborativa com a sua equipe, pode evitar conflitos e ainda ajuda os setores a planejar as suas entregas com antecedência.

Avalie e dê feedbacks constantemente

A avaliação de desempenho e os feedbacks periódicos são ferramentas importantes para alinhar as expectativas, reconhecer acertos e alertar sobre quaisquer erros que aconteçam. Assim os colaboradores conseguem ter a dimensão real de qual é a visão da empresa sobre seu trabalho e fazer ajustes quando for necessário.

Estabeleça metas

As metas são fundamentais para o crescimento do negócio e dos colaboradores. Tenha cuidado em criar metas atingíveis e estabelecer um sistema de recompensas para estimular a equipe a atingir os resultados desejados.

Crie uma política de meritocracia

Ter um método claro para as promoções e recompensas é fundamental para que as suas equipes funcionem de forma saudável. Não há nada mais nocivo do que a percepção de que é preciso ser amigo do chefe para progredir na empresa. Estabeleça critérios objetivos e se preocupe em criar uma cultura de meritocracia real para o seu negócio.

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