Descubra a Diferença Entre Autoridade e Poder

autoridade e poder são capacidades diferentes, você sabe usar cada uma?

Quando o empreendedor começa a gerenciar a sua própria equipe, pode sentir que é preciso levar em consideração diversos aspectos da liderança. Autoridade e poder são dois dos principais. Entender as diferenças entre os dois fatores e utilizá-los de maneira estratégica são medidas fundamentais para que você possa extrair o melhor de cada colaborador.

Entender as diferenças entre autoridade e poder é o primeiro passo. Alguns teóricos possuem definições claras sobre cada um desses fatores, o que eu mais gosto de compartilhar com os empreendedores que me seguem é o explicado no livro best seller de liderança: O Monge e o Executivo.

Neste livro, o autor, James Hunter, demonstra que a autoridade se dá através da capacidade de influenciar as pessoas por meio do respeito conquistado. Já o poder, segundo ele, é ligado à capacidade de coagir a equipe por meio de ameaças explícitas ou veladas e uso da força.

Como liderar por autoridade

A autoridade é o poder de influenciar as pessoas de maneira positiva de forma que elas cumpram o que é solicitado de forma proativa e motivada. Esse é o melhor cenário de liderança em uma empresa, pois, com isso, é mais fácil manter os colaboradores motivados e produzindo resultados de forma espontânea.

Para conseguir exercer este tipo de liderança é necessário que o empreendedor conquiste o respeito e a estima de seus colaboradores. E isso só é possível quando as equipes são tratadas com respeito e os colaboradores sentem-se incluídos no processo decisório, de forma que fique demonstrado que suas demandas são ouvidas e levadas em consideração. O resultado é uma equipe alinhada e motivada, em busca de objetivos em comum.

A liderança por poder

Liderar através de ameaças, sejam elas veladas ou explícitas, imposições e assédio é uma forma que pode até funcionar, contudo irá produzir efeitos desagradáveis em longo prazo, como equipes desmotivadas, alta rotatividade de funcionários, queda na qualidade dos resultados e até mesmo a insubordinação.

O problema é que muitos gestores sequer percebem que as suas lideranças vêm sendo exercidas pelo podem em vez da autoridade. Muitas vezes este tipo de liderança surge porque o empreendedor só lidou com gestores assim ao longo da vida, reproduzindo comportamentos que não são desejáveis. Deste modo o ideal é fazer uma análise do seu modelo de gestão e verificar se são necessários ajustes. Com isso o empreendedor melhora o clima organizacional dentro da sua empresa e faz com que os seus colaboradores passem a trabalhar de forma mais eficaz.

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