Conheça Diferentes Tipos de Liderança e Como Elas Influenciam na Rotina dos Colaboradores

conheça os diferentes tipos de liderança

Você é empresário, líder, gestor? Está pensando em começar a empreender? Provavelmente você já sabe que a missão de gerir uma equipe é muito difícil. Motivá-la e delegar tarefas com qualidade mais ainda. Por isso existem vários treinamentos e técnicas, mas hoje você vai aprender quais são os tipos de liderança e como eles influenciam a rotina da empresa. E de bônus irá aprender qual é o perfil mais adequado para o seu negócio.

Chefe vs Líder

Em outro artigo eu exemplifico muito bem as diferenças entre chefes e líderes, porém, para você conhecer os tipos de liderança vale salientar novamente essas dessemelhanças.

Os chefes são figuras rígidas e centralizadoras, que delegam funções, cobram resultados, descobrem falhas e controlam com firmeza e rispidez o comportamento dos funcionários.

Já os líderes são figuras democráticas, que participam da empresa com tarefas semelhantes às da equipe, além de ter um papel de motivar os colaboradores e focar na solução dos problemas, em vez de procurar culpados. Vamos aos tipos de liderança!

Tipos de liderança

CLIQUE e baixe o ebook!

Existem vários subtipos de líderes, mas não os confunda com tipos de liderança, que são basicamente classificados em três: Liderança Autocrática, Democrática e Liberal. Aprenda cada uma delas.

Liderança Autocrática

A liderança autocrática é constituída por líderes extremamente exigentes, com foco apenas na execução das tarefas. Eles possuem uma visão muito quantitativa e a autoridade é totalmente centralizada em suas cabeças, fazendo com que os colaboradores não tenham participação ativa no andamento da empresa.

Esse líder costuma ser dominador e temido pelo grupo. Além disso eles anseiam por uma obediência quase militar, sem questionamentos. Os colaboradores que trabalham sob esse regime normalmente entregam um volume gigante de trabalho, porém com pouca qualidade, muito estresse e frustração.

Liderança Democrática

Ao contrário do tipo de liderança citado acima, o regime democrático incentiva a participação de todos da empresa nas tomadas de decisão!

Normalmente o líder democrático interage bem com a equipe, encoraja e engaja a participação de todos e se preocupa com o trabalho, os resultados e também com os colaboradores.

Empresas sob esse tipo de liderança costumam render bem, além de ter uma taxa de motivação alta.

Liderança Liberal

Como o próprio nome diz, esse tipo de liderança promove o autogerenciamento do negócio, dando total liberdade para equipe produzir à vontade e realizar projetos sem supervisão direta.

Apesar de ser um conceito muito bonito na teoria, na prática é muito arriscado. Esse regime pode promover uma figura fraca de liderança, e os colaboradores podem apresentar desrespeito ao líder, agressividade, individualismo, entre outros problemas.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Qual o melhor tipo de liderança para o seu negócio?

Vários estudos ao redor do mundo apontam que a liderança democrática é a melhor para o seu negócio. Pois ela promove uma figura forte do líder, porém sem ser autoritário e rígido, pelo contrário, ele será um conciliador que gerenciará a equipe com qualidade.

Gostou das nossas dicas? Para melhorar ainda mais o seu entendimento, aprenda a como fazer a gestão de pessoas na sua empresa e ser um líder democrático de sucesso!

Cadastre-se em nossa newsletter e garanta outras sacadas de empreendedorismo!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *