O Que É Pesquisa Mercadológica e Como Posso Implementá-la no Meu Negócio?

O que é pesquisa mercadológica

Muitas pessoas não entendem direito o que é pesquisa mercadológica porque confundem esse conceito ao de pesquisa de mercado. Enquanto a segunda é uma simples consulta ao público-alvo, a primeira pode ajudar você a entender o mercado, o produto e quais estratégias de vendas aplicar.

Neste artigo, você entenderá melhor:

  • • o que é pesquisa mercadológica?;
  • • para que serve a pesquisa mercadológica?;
  • • como implementar a pesquisa?

O que é pesquisa mercadológica?

Entender o que é pesquisa mercadológica é bastante simples, já que grande parte das empresas a utilizam quando começam as atividades.

Basicamente, ela consiste em uma ferramenta capaz de dar uma visão geral sobre o setor em que se pretende atuar. A pesquisa mercadológica pode ser usada em diversos momentos, como antes e após o lançamento de um produto ou quando desejar saber o que os concorrentes estão fazendo.

Todas as empresas bem-sucedidas realizam esses estudos com frequência. Afinal, sem ele, não é possível identificar se a estratégia está no caminho certo ou não.

Para que serve a pesquisa mercadológica?

O principal objetivo de qualquer pesquisa mercadológica é criar bases fundamentadas para que os gestores possam tomar decisões de maneira estratégica. Isso é possível pois, com os dados obtidos através da análise mercadológica, o empreendedor tem mais segurança para interpretar o cenário que engloba o negócio.

Com essas informações, o empreendedor possui um respaldo maior na hora de decidir qual caminho seguir e quais atitudes tomar.

Um erro muito comum dos empreendedores é acreditar que a pesquisa mercadológica irá trazer todas as diretrizes que devem ser seguidas como se fossem tiradas de uma bola de cristal.

O oposto também é verdadeiro, muitos deixam de consultar o mercado por acreditar que a pesquisa não trará nenhum elemento novo. Essas duas posturas refletem os erros de uma pesquisa mal elaborada ou de uma visão míope do empreendedor sobre o mercado.

Para que serve a pesquisa mercadológica

Como implementar a pesquisa?

Quando a pesquisa é bem feita, ela mostra ao empreendedor um raio-X daquele determinado momento do mercado e as prováveis tendências futuras. O empreendedor precisa levar em conta que nenhum resultado é absoluto. Por isso, ele deve tomar as decisões mais adequadas para o seu negócio, sem, contudo, acreditar no caminho apontado pela pesquisa como um destino único.

Quando o empreendedor tem em mente um problema a resolver, ele pode encontrar na pesquisa mercadológica um instrumento muito útil. Ela funciona através de etapas como definição do problema, planejamento, análise e resultado.

Defina o problema a ser estudado

Pesquisa Mercadológica: Definição do problema de mercado

Ao pensar no briefing para a pesquisa é preciso demonstrar claramente qual é o problema que o empreendedor deseja ver resolvido. Ele deve pensar nas questões-chave que o levam a realizar a pesquisa e quais objetivos deseja conquistar através dela.

Planeje a pesquisa mercadológica

Uma vez definido qual é o problema a ser pesquisado, chega o momento de criar um plano de ação para executar a pesquisa mercadológica. É preciso definir:

– fontes consultadas;
– a metodologia para consultar o mercado;
– os perfis que farão parte da amostra de pessoas que participarão da pesquisa;
– o cronograma para essas ações.

Colete e analise de dados

Pesquisa Mercadológica: Coleta e análise de dados

Com a pesquisa planejada, é a vez de ir a campo e coletar os dados necessários. Eles podem ser tanto os dados de uma entrevista com uma amostra do seu público-alvo, como uma análise dos concorrentes e fornecedores.

Passado este momento, os dados descobertos serão analisados pela equipe de marketing. Essa equipe fará a interpretação dos dados e dos resultados obtidos.

Conclusão

A pesquisa mercadológica é uma ferramenta essencial para os empreendedores em diversas situações, como o lançamento de um produto. Ela permite entender o que o mercado tem feito e até sugerir estratégias para a área de vendas.

Agora que você já sabe o que é pesquisa mercadológica, basta aplicá-la ao seu negócio. Quer saber mais sobre empreendedorismo e marketing? Veja outros conteúdos da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Mundo Paralelo Virtual

O caminho do zero aos 2 milhões por ano - participe do maior evento virtual de lançamentos da América Latina com Erico Rocha.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

3 thoughts on “O Que É Pesquisa Mercadológica e Como Posso Implementá-la no Meu Negócio?”

  1. Erico Rocha é o autor deste artigo?
    Estou citando o artigo mas da forma como esta apresentado, não sei se ele é o autor ou se a equipe do site.

    Agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *