Como Calcular o Valor de Uma Empresa Pelo Faturamento

Clique aqui e descubra como calcular o valor de uma empresa pelo faturamento

Saber como calcular o valor de uma empresa pelo faturamento é essencial. Caso você receba ofertas de compras, associação ou aportes, poderá entender exatamente o quanto o seu negócio vale.

Neste artigo você verá:

• o que é o valor de uma empresa?;

• qual é a diferença de valor e preço?;

• para que serve saber o valor de uma empresa?;

• como calcular o valor de uma empresa pelo faturamento?

O que é o valor de uma empresa?

O valor de uma empresa é um importante indicador de um negócio e que, por isso, precisa ser do conhecimento do empreendedor, mesmo que muitos o desconheçam.

Para evitar análises subjetivas, foram criadas algumas metodologias para atribuir valor aos negócios. Esses métodos utilizam cálculos precisos e podem até analisar o futuro empresarial a curto prazo.

Atualmente, muitas empresas usam o Fluxo de Caixa Descontado (FCD), capaz de mostrar as expectativas do mercado e ajudar na tomada de decisões.

Por esse método, é necessário considerar projeções do fluxo de caixa e descontos. Caso o valor objetivo seja positivo, então, significa que o negócio está caminhando na direção contrário.

Se o cálculo resultar em um número negativo, então, medidas devem ser tomadas para evitar problemas futuros.

Embora seja uma ótima ferramenta para enxergar a empresa, há quem argumente que a fórmula se baseie apenas em projeções e não só em dados tangíveis.

Qual é a diferença de preço e valor?

O preço é uma quantia de dinheiro depositada para a aquisição de um bem ou serviço.

Já valor é mais representativo e possui significados variados. Tratando-se de uma empresa, outras coisas estão em jogo além do fator financeiro.

Em analogia, um carro antigo pode ser avaliado com um preço baixo. Porém, o valor dele pode ser alto, tendo em vista o sentimento do dono, estado de conservação, presença de peças originais, raridade, entre outras coisas.

Uma empresa pode ser avaliada em diversos fatores, através de inúmeros cálculos para diversos objetivos. O valor exato só será obtido em empresas de capital aberto, em que as ações são exatas. Nos outros casos,  as avaliações podem resultar em valores diferentes, tendo em vista que cada avaliador terá sua percepção, método, etc.

Como Usar a Internet para Vender

Aprenda os 4 passos para adotar uma estratégia certeira de marketing digital e como implementá-la dentro do seu negócio!

Insira seu email e receba o ebook:

Para que serve saber o valor de uma empresa?

Em geral, as pessoas calculam o valor de uma empresa antes de fazer um investimento — na Bolsa de Valores, por exemplo.

Porém, como já foi tratado anteriormente, os empreendedores também precisam ter acesso a essa informação. Até porque, caso queiram negociar a empresa no futuro, poderão cobrar um valor justo por ela.

Como calcular o valor de uma empresa?

Para calcular você deve realizar as somas do faturamento anual e bens tangíveis, como imóveis, equipamentos, carros e tudo mais que estiver em nome da empresa.

Depois, você precisa tangibilizar a possibilidade de rentabilização no futuro. Ou seja, é necessário incluir a margem de lucro que poderia ser obtido em um espaço de tempo.

Para isso, pode-se levar em conta o fluxo de caixa. Além disso, a cartela de clientes e a força da marca também devem ser tangibilizados, porque são ativos primordiais do negócio.

Ao final deve ser descontado as dívidas, despesas fixas, taxas de riscos, tributação, entre outras coisas. Entenda que, essa foi uma explicação breve e, caso você não seja um especialista em finanças, recorra a um contador de confiança!

Conclusão

Como visto nesse artigo, é importante que os empreendedores saibam como calcular o valor de uma empresa, assim como os investidores. Ter esse dado em mente ajuda na tomada de decisões e até em negociações.

O cálculo mais usual leva em consideração o fluxo de caixa, projeções futuras e descontos. Porém, para ter uma noção clara, é aconselhável buscar o auxílio de um contador.

Entendeu como calcular o valor de uma empresa pelo faturamento? Assim você define porte e abre o caminho para investimentos externos. Leia outros artigos sobre empreendedorismo na Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: acelerar o seu caminho até a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

One thought on “Como Calcular o Valor de Uma Empresa Pelo Faturamento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *