Como Calcular o Valor de Uma Empresa Pelo Faturamento

Clique aqui e descubra como calcular o valor de uma empresa pelo faturamento

Para calcular o valor de uma empresa usa-se o modelo de fluxo de caixa descontado, onde você realiza as somas do faturamento anual e bens tangíveis, tangibilizar a rentabilização no futuro, descontar as dívidas, despesas fixas, taxas de riscos, tributação e assim terá uma estimativa do valor da sua empresa.

Reforçando esta conversa, aqui no blog do Ignição Digital, eu mostrei para você o que é faturamento e a importância da mensuração dele para qualquer tipo de negócio. Hoje iremos além, você aprenderá como calcular o valor de uma empresa pelo faturamento.

Mas qual o motivo de descobrir o valor da empresa? Entenda que, enquanto empreendedor, você pode receber ofertas de compra, associação ou parceria com seu negócio, além da possibilidade de busca por aporte de capital para alavancar os resultados.

Sendo que, todos esses processos citados acima só serão possíveis se você souber como calcular o valor de uma empresa pelo faturamento. Portanto, saiba mais a seguir.

Valor e preço

O preço é uma quantia de dinheiro depositada para a aquisição de um bem ou serviço. Até aí tudo bem.

Já valor é mais representativo e possui significados variados. Tratando-se de uma empresa, outras coisas estão em jogo além do fator financeiro. Em analogia, um carro antigo pode ser avaliado com um preço baixo, contudo, seu valor pode ser alto, tendo em vista o sentimento do dono, estado de conservação, presença de peças originais, raridade, entre outras coisas.

Uma empresa pode ser avaliada em diversos fatores, através de inúmeros cálculos para diversos objetivos. O valor exato só será obtido em empresas de capital aberto, em que as ações são exatas. Nos outros casos as avaliações podem resultar em valores diferentes, tendo em vista que cada avaliador terá sua percepção, método, etc.

Como Usar a Internet para Vender

Aprenda os 4 passos para adotar uma estratégia certeira de marketing digital e como implementá-la dentro do seu negócio!

Insira seu email e receba o ebook:

Aprenda como calcular o valor de uma empresa pelo faturamento

Mas não pense que calcular o valor da empresa não é necessário, pois caso você deseje realizar uma transação, este cálculo deverá estar pronto.

Para calcular você deve realizar as somas do faturamento anual e bens tangíveis, como imóveis, equipamentos, carros e tudo mais que estiver em nome da empresa.

Depois, você precisa tangibilizar a possibilidade de rentabilização no futuro, ou seja, incluir a margem de lucro que poderia ser obtido em um espaço de tempo. Para isso, pode-se levar em conta o fluxo de caixa. Além disso, a cartela de clientes e a força da marca também devem ser tangibilizados, pois são ativos primordiais do negócio.

Ao final deve ser descontado as dívidas, despesas fixas, taxas de riscos, tributação, entre outras coisas. Entenda que, essa foi uma explicação breve e, caso você não seja um especialista em finanças, recorra a um contador de confiança!

Entendeu como calcular o valor de uma empresa pelo faturamento? Assim você define porte e abre o caminho para investimentos externos. Aproveite, assine nossa newsletter e conte com conteúdos de qualidade gratuitamente.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “Como Calcular o Valor de Uma Empresa Pelo Faturamento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *