Como Funciona o Fluxo de Caixa

como funciona o fluxo de caixa

Quando o assunto é o caixa da empresa, é possível generalizar, pois todos funcionam da mesma forma: o dinheiro entra e sai. Porém essa movimentação financeira pode ocorrer em prazos diferentes, fazendo com que muitos empreendedores fiquem um tanto confusos para fazer o controle das finanças. É por isso que, no post de hoje, vou falar um pouco mais sobre como funciona o fluxo de caixa.

Primeiramente, o que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa, nada mais é do que uma ferramenta de apoio que o empreendedor preenche com todos os dados financeiros da empresa em um determinado período. Essa ferramenta pode ser preenchida semanalmente ou mensalmente, depende de cada atividade exercida. Ela pode ser verificada de diversas formas e tipos, contendo, por exemplo:

Saldo Inicial: dinheiro que fica disponível no caixa e em todas as contas bancárias.

Entradas de Caixa: vendas efetuadas à vista e demais recebimentos do dia.

CLIQUE e baixe o ebook!

Saídas de Caixa: todos os pagamentos que são efetuados no dia.

Saldo Operacional: é o resultado das entradas de caixa subtraindo as saídas de caixa.

Saldo Final de Caixa: soma do salto inicial com o saldo operacional.

Benefícios do fluxo de caixa dentro da empresa

Uma das vantagens de saber como funciona o fluxo de caixa dentro da empresa é que amplia a visão das movimentações financeiras, ao longo do tempo, isso ajuda o empreendedor a tomar as melhores decisões com o dinheiro do negócio.

As dúvidas que geralmente surgiriam no início do negócio, como:

  • Futuramente, faltará ou sobrará dinheiro?
  • O prazo que ofereço aos meus clientes pode aumentar conforme movimento a conta da empresa?
  • Os prazos e valores com os fornecedores podem aumentar ou diminuir?
  • Fazer um empréstimo seria uma boa saída para sanar as dívidas do negócio?

Elas costumam ser melhores respondidas após o controle do fluxo de caixa.

Como saber como funciona o fluxo de caixa da minha empresa?

Por mais que a empresa possua um setor financeiro, é de extrema importância saber como funciona o fluxo de caixa, afinal, está em suas mãos o sucesso e desenvolvimento do negócio, que depende também do faturamento, dívidas e valores em caixa.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Existem diversas formas para obter um fluxo de caixa completo. Ele pode ser determinado por planilhas eletrônicas – como o Excel, por exemplo –, papéis ou sistemas de controle financeiro on-line. Para qualquer um dos tipos, é necessário organizar as saídas de dinheiro. Você pode determiná-las em categorias: despesas com produtos, serviços, despesas não operacionais, RH, impostos, etc. Em seguida, separe as entradas de dinheiro também em categorias. Pronto! O plano de contas está montado. Agora já é possível realizar lançamentos de entradas e saídas diariamente.

Agora que você já sabe como funciona o fluxo de caixa, poderá fazer uma gestão financeira eficiente e eficaz, além de ter a possibilidade de entradas e saídas futuras, auxiliando na tomada de decisão.

Gostou do post? Então assine a nossa newsletter para receber conteúdos sobre o mundo empreendedor em primeira mão!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *