Técnica de Precificação: Como dar Preço a um Produto?

Comece a posicionar os seus produtos no mercado de maneira estratégica. Veja a diferença entre precificar por comparação e criar um produto de referência e descubra como dar preço a um produto.

A única pergunta que o cliente pode fazer é: “quanto isso vale para mim?”

Experiência

Por dez anos, Erico trabalhou com a precificação de títulos de dívida pública na Alemanha. A sua função era ajudar traders a precificar, ou seja, dar um preço aos títulos, que, em muitos casos, era definido pelo método da comparação. Mas como funciona isso?

Precificação por comparação

Sabe como eles precificavam os títulos de dívida pública? Ao comparar alguns títulos era possível saber se o título “A” era melhor que o “B”. Assim, “A” seria mais valioso que “B”. Um título “C”, que não era tão bom quanto o “A”, mas era melhor que o “B”, de acordo com o método da comparação, ficaria com um preço intermediário entre esses dois.

Ao usar o método da comparação, você está limitando o seu produto ou serviço, pois estará utilizando os preços do concorrente como base. Claro, é preciso ter uma ideia de quais são os valores do mercado, mas há uma forma melhor de definir o preço do seu produto.

Produtos de referência

Imagine um produto que está acima dos demais no mercado. É algo único, que não só possui alta qualidade, mas também proporciona uma experiência única ao consumidor. Esse é o produto de referência. Com esse tipo de produto, é possível fazer uma precificação sem se preocupar em deixar o preço próximo ao do seus concorrentes. A única coisa que importa é conseguir que o cliente perceba o quanto aquilo que você fornece pode ser útil para ele. O seu objetivo é conseguir que seu produto não seja mais comparado com os outros. A partir desse momento, seu futuro cliente fará a seguinte pergunta para si: “Quanto isso vale para mim?”.

COMO CRIAR UM PRODUTO DIGITAL

Veja como desenvolver um produto online, partindo da escolha do nome até a definição do público, para ter sucesso com o seu negócio!

Insira seu email e receba o ebook:

Conclusão

Vale lembrar que nem sempre será possível fazer um grande número de produtos de referência. No seu catálogo, é possível que você trabalhe com produtos que foram precificados de acordo com o método de comparação, no entanto, sempre que possível, tente reformular seus produtos para que eles ofereçam algo único para o consumidor. O Klickmail é o exemplo perfeito disso. Ao ser lançado no mercado, ele podia ser comparado com outros produtos, mas, depois de mais de um ano e meio, ele está adotando outras táticas de Email Marketing que o tornam um produto único.

Se você quer entender melhor a questão de precificação, leia: Quanto vale a imagem da sua empresa: Desconto Vs Resultado

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *