Aprenda a Calcular o pró-labore do MEI

Aprenda a calcular o pró-labore do MEI

O microempreendedor individual é a pessoa jurídica que não possui sócios e na maioria das vezes é o único funcionário de sua empresa. Esse profissional precisa lidar com a separação das finanças pessoais e jurídicas. Porém quanto receber de salário quando o chefe é você? Hoje trago a resposta para essa dúvida, explicando mais sobre o pró-labore do MEI.

Você sabe o que é pró-labore?

O termo é derivado do latim e significa em tradução literal,  “pelo trabalho” . Nada mais é do que “o salário” do empreendedor. Uma vez que não existem contratos CLT para os donos das microempresas, separar e calcular o seu pró-labore é fundamental para manter a organização e saúde financeira individual e jurídica.

Como calcular o pró-labore do MEI

Antes de mais nada responda a seguinte pergunta : “Quanto você pagaria para um funcionário fazer toda a administração da sua empresa e o seu trabalho?” Essa resposta pode parecer aberta, mas é o melhor caminho para descobrir o seu pró-labore. Não existe um valor mínimo definido por lei. Você deve calcular os seus gastos, lucros, capital, investimento interno no negócio e o restante pode ser destinar a sua renda pessoal.

No início, ao se abrir um CNPJ para prestação de serviços, pode ser que seus lucros não sejam estáveis como os de um salário. Apesar disso,  é importante entender que a partir da primeira emissão de nota fiscal, o pró-labore do MEI já deve ser declarado à Receita Federal.

É através dessa estipulação de valores que deve ser baseado a sua contribuição para o INSS. Lembrando que essa categoria de Simples Nacional pode atingir um faturamento de apenas R$60 mil por ano, ou seja, o seu pró-labore não pode ultrapassar R$5 mil por mês.

Para aqueles que possuem um funcionário contratado, o salário dele fica dentro desta cota e deve sofrer os descontos e taxas exigidas no piso e encargos sociais.

Você que está começando a trilhar como microempreendedor talvez deseje retirar parte da receita positiva para investir no crescimento do seu negócio. Porém os que já possuem alguma estrada, podem lucrar 100% do líquido para si.

Gostou de aprender mais sobre o pró-labore do MEI ? Confira as nossas dicas de como declarar imposto de renda sendo microempreendedor individual! Continue acompanhando o blog para mais conteúdos incríveis!

 

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *