Você Sabe O Que São Encargos Sociais?

O Que São Encargos Sociais?

Gerenciar uma empresa resulta, inevitavelmente, em ter que lidar com questões trabalhistas. São muitos pormenores, impostos e burocracias necessárias para a sua segurança e também a de seus funcionários. Portanto, meu amigo, se você quer se tornar um empreendedor de sucesso, é bom saber desde já o que são encargos sociais.

Ter controle desses valores e especificações é muito importante. Só assim você terá pleno conhecimento a respeito dos custos de mão de obra de sua empresa. É sobre eles que vamos falar neste artigo. Confira!

O que são encargos sociais

CLIQUE e baixe o ebook!

Os encargos sociais e trabalhistas são as obrigações financeiras que devem ser pagas pelo empregador a seus funcionários. No Brasil, país onde os gestores pagam mais taxas e impostos trabalhistas no mundo, eles podem ocupar até 36% de uma folha de pagamento.

A falta de pagamento de encargos sociais é crime, então é imprescindível que exista total controle desses valores. Além disso, todos devem ser discriminados no holerite do empregado, bem como a porcentagem a ser descontada para o pagamento de cada um.

Aqui vale um aviso. Nem todos os encargos mencionados são aplicados se você optar pelo Simples Nacional. O Simples só pode ser utilizado por quem gerencia microempresas ou empresas de pequeno porte (faturamento até R$ 3,6 milhões).

Quais são os encargos sociais?

Você com certeza já ouviu falar de alguns dos encargos sociais. Eles são muito conhecidos por funcionários e empregadores. Os mais mencionados são o INSS, o FGTS e o PIS/PASEP. Porém, a lista é um pouco mais extensa, principalmente se forem envolvidas questões específicas como o tipo de função e/ou o ambiente de trabalho.

Veja abaixo quais são os encargos sociais com os quais os gestores brasileiros precisam lidar:

  • INSS – Instituto Nacional de Seguro Social
  • FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
  • PIS/PASEP – Programa de Interação Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público
  • contribuição para o Sistema S – SESC/SENAC, SENAI/SESI, SEBRAE, INCRA (caso o emprego seja no setor privado)
  • GILRAT – Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa Decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho
  • Salário Educação (também só é aplicável no setor privado)

Agora que você sabe o que são encargos sociais, estude-os e conheça melhor ainda o seu negócio. Para mais dicas e insights como esse, acompanhe o Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *