Empresas Offshore: O que São e Como Abrir

empresas-offshore

As empresas offshore estão cada vez mais em alta por conta das vantagens que têm em relação às empresas nacionais. Quando abertas em paraísos fiscais, contam com benefícios e impostos vantajosos, além de serem abertas com mais rapidez.

Elas estão são populares porque a carga fiscal no Brasil é muito alta, e abrir uma empresa no exterior acaba atraindo pessoas jurídicas. Ao longo deste artigo você vai entender melhor sobre 

  • – as empresas offshore;
  • – como abrir uma;;
  • – vantagens e desvantagens. 

O que são empresas offshore?

O termo “empresa offshore” é usado para designar empresas que são abertas em um país que não é onde o seu proprietário está estabelecido. O nome é comumente dado para empresas que buscam locais onde há menor tributação, a fim de gastar menos, mas de maneira lícita. 

As offshore não são proibidas e, se o processo for realizado corretamente, não há problema nenhum em ter uma empresa fora de seu país de origem. 

Existem alguns tipos diferentes de offshore. Há aquelas que são organizações completas, com colaboradores diversos, diretores, coordenadores, sócios e acionistas, por exemplo. Mas também há o tipo de empresa criado apenas para gerenciar operações financeiras. 

É preciso o auxílio de um contador e um advogado especializados para te ajudarem a entender qual o melhor modelo para as suas necessidades. 

Como abrir uma empresa offshore?

Para abrir uma empresa offshore de maneira legal é preciso seguir uma série de especificações, por isso o auxílio de profissionais especializados é essencial. 

O primeiro passo sempre é verificar e analisar a legislação do país escolhido para a abertura da empresa. Existem países onde sequer é permitido abrir uma empresa por alguém que não for residente do local, por exemplo.

Também é preciso analisar a carga tributária local para entender se realmente será vantajoso para o seu negócio. As questões de câmbio não devem ser deixadas de lado, uma vez que será preciso realizar compra, venda e transferência de moeda entre países diferentes.

Depois de realizar todas essas análises com o auxílio de um bom entendedor no assunto, você deve ter escolhido o país de preferência para a abertura da organização, certo?

Então chegou a hora de encontrar um agente no país escolhido para te ajudar com todos os tramites legais. Ele poderá te ajudar com os registros e também tirando possíveis dúvidas mais pontuais.

É impossível desenvolver um passo a passo assertivo para realizar esse processo por conta das especificações de cada localidade.

Vantagens e desvantagens das offshore

Existem vantagens e desvantagens em abrir uma empresa offshore.

Vantagens:

  • – como são normalmente constituídas em paraísos fiscais, como o Caribe, a maior das vantagens das offshores está relacionada com a tributação, oferecendo condições favoráveis, melhores do que as do país de origem;
  • – facilidade de acesso à linhas de crédito internacionais;
  • – aumento da proteção patrimonial dos donos da organização;
  • – auxílio na expansão de empresas brasileiras no exterior.

Desvantagens:

  • – custos relativos à instalação da empresa;
  • – tramites para manter a organização rodando em outro país;
  • – encontrar colaboradores que o ajudem a manter a visão, missão e valores da empresa.

Conclusão

Ao longo deste artigo você aprendeu mais sobre as empresas offshore. Viu que elas são sim, legais, desde que todos os requisitos tributários sejam cumpridos adequadamente, de acordo com a legislação dos países envolvidos.

Também conheceu algumas vantagens e desvantagens de quem opta pelo modelo.

Quer mais dicas de empreendedorismo para seu negócio? Confira mais na Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Entre os dias 08 e 11 de setembro de 2020, vai acontecer a Semana da Independência 6 em 7. Uma série de 4 encontros onde eu vou mostrar como faturar 6 dígitos em 7 dias no seu negócio atual ou em um novo negócio online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *