Saiba O Que É Gestão de Marketing

O que é gestão de marketing

Muitas pessoas pensam que o processo de venda tem início no time de vendas, mas a realidade é que começa bem antes, com o marketing. A verdade é que, se bem feito, o marketing facilita muito o trabalho da equipe de vendas. Para isso é necessário entender o que é gestão de marketing e como colocar isso em prática. É sobre isso que vou falar neste artigo!

Afinal, O Que É Gestão de Marketing?

Que uma empresa precisa vender para ser considerada bem-sucedida, isso imagino que todos saibam. Por outro lado, o que muita gente, inclusive empreendedores, ignoram é a importância do marketing no processo de venda. Uma equipe de vendas bem treinada é muito importante, mas ter uma boa gestão de marketing é igualmente relevante.

O primeiro passo para isso é compreender o que é gestão de marketing. Ela é responsável pela estratégia de vendas da empresa, lidando com dados do mercado e gerando demanda para o time de vendas.

A gestão de marketing quando bem feita facilita o trabalho do departamento de vendas, diminuindo inclusive o custo de aquisição de clientes. O objetivo é usar informações sobre o mercado e os consumidores para investir em ações otimizadas e assertivas para o público-alvo, aumentando o interesse deste nos produtos ou serviços da empresa.

Gestão de Marketing e Gestão de Vendas

O ponto de partida do marketing é o mercado e o foco está nas necessidades do consumidor. Nas vendas, o ponto de partida é a fábrica e o foco é no produto. Ambas as áreas andam sempre lado a lado e devem estar em sintonia para que todo o processo de vendas aconteça da melhor forma.

Se o marketing é “o departamento de fabricação de clientes da empresa”, como bem definido por Philip Kotler, sua função começa antes do próprio produto. É a gestão de marketing que vai analisar o que é interessante ser produzido, como lançar, como fazer a divulgação, dentre outras atividades.

Com uma boa gestão de marketing, a gestão de vendas fica mais simples. Ela, contando com uma equipe capacitada e bem treinada, busca os melhores contatos gerados pela gestão de marketing e trabalha para transformá-los em clientes.

Além de atrair novos consumidores, o marketing também se empenha em manter aqueles que foram gerados. Para entender mais sobre isso, recomendo que você conheça o Inbound Marketing! E, caso tenha interesse, leia também sobre os tipos de marketing.

E aí, gostou da explicação sobre o que é gestão de marketing? Então assine a newsletter do Ignição Digital para receber todos os artigos que publico aqui em primeira mão!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *