Exemplos de Marketing Interno: Como Aplicar Estratégias com a sua Equipe

Veja exemplos de marketing interno e como aplicá-lo com sua equipe

Para fazer com que os funcionários vistam a camisa da empresa e sintam orgulho em fazer parte da sua equipe, investir no marketing externo da marca não é o suficiente.

Uma boa maneira de aprender estratégias para usar com os colaboradores é conhecendo exemplos de marketing interno. Isso garante uma boa produção e eficácia nos processos internos. Veja como!

Ofereça um plano de carreira

Do mesmo jeito que as empresas procuram por funcionários qualificados para uma vaga, os profissionais também buscam e valorizam empresas que se dedicam a eles e oferecem um plano de carreira.

Aliás, mostrar para seus colaboradores as oportunidades que eles têm de crescer, é uma postura de respeito, cuidado e reconhecimento. Mas é também um meio de não perder seus bons funcionários para os concorrentes. Pense nisso!

Então, implemente um bom plano de carreira o mais rápido possível. Crie um sistema com vagas internas e ofereça oportunidades para todas as áreas. Certamente, isso mudará o modo como seus colaboradores veem sua marca e poderá até incentivar o aprimoramento profissional deles.

Use os valores da empresa

Se você já tem os valores da sua empresa bem definidos, indico que comece a usá-los. Isto é, insira-os como critério de seleção nos processos seletivos. Para que as pessoas já contratadas tenham conhecimento deles, espalhe-os pela empresa e torne-os conhecidos por todos.

Para isso, você pode criar campanhas internas, distribuir bottons e até fixar quadros nas paredes. O importante é que todos saibam os valores da sua empresa e entendam que isso contribui com a construção de uma cultura organizacional. Acredite em mim: vender-se para seus funcionários é uma das melhores formas de motivá-los.

Facilite a comunicação

Este é um dos mais comuns exemplos de marketing interno e contribui para que o clima organizacional fique melhor ainda. Portanto, chega de ruídos e portas fechadas na comunicação.

Tenha uma intranet, utilize sistemas que permitam que seus funcionários conversem entre eles — existem vários! —, crie reuniões ou encontros que incentivem a expressão de ideias.

Também vale implementar um canal de sugestões ou críticas a fim de permitir que todos em sua empresa conversem com todos, independentemente da hierarquia.

Incentive a interação entre as equipes

Uma boa forma de incentivar a interação entre as equipes e o convívio entre seus funcionários é aproveitar as datas comemorativas ao longo do ano. Você não precisa parar a empresa para fazer uma enorme festa de Páscoa, por exemplo. Mas, pode organizar breakfast ou até happy hours, dependendo do número de colaboradores que tem.

Além disso, uma dica interessante é reunir os aniversariantes do mês e parabenizá-los com um bolo ao final do expediente ou organizar uma festa de fim de ano. Essas simples atitudes contribuem com um clima mais descontraído e incentiva momentos de integração entre os funcionários.

Gostou dos exemplos de marketing interno? Então aprimore os seus conhecimentos e baixe o e-book: “Guia Definitivo do Marketing Digital“!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *