Endomarketing — Como Implementar na Sua Empresa

Endomarketing — Como Implementar na Sua Empresa

Ao gerenciar uma empresa, o que você deve entender primeiramente é que seus colaboradores são a grande força que o ajuda a mover toda as engrenagens do sistema que é seu negócio. Portanto, é importante motivá-los para garantir sempre a melhor produtividade, e ações de endomarketing são uma ótima maneira de fazer isso.

Sabe o que é essa forma de marketing e como você pode aplicá-la de forma satisfatória à sua empresa? Não? Então acompanhe minhas dicas neste artigo!

O que é endomarketing?

Já vou começar com um insight importantíssimo aqui: não confunda de maneira alguma endomarketing com comunicação interna!

Como o próprio nome diz, este é um tipo de marketing, ou seja, as ações feitas dessa maneira tem como principal fim promover algo ou alguém. No caso, a sua própria empresa.

O grande objetivo é levar as técnicas tradicionais de marketing para dentro do negócio. “Endo”, em grego é “voltado para dentro”, entendeu a sacada?

Um exemplo seriam aqueles presentes em datas especiais, ou festas de Halloween, Natal, Páscoa…

Como implementar as ações de endomarketing ao dia a dia de sua empresa?

Para conseguir fazer o endomarketing funcionar bem em sua empresa, é importante que você siga alguns passos, amigo empreendedor. Isso porque, se por alguma razão você fizer algo errado por pura falta de planejamento, tudo pode ter o efeito inverso.

1. Defina uma maneira de sua empresa se expressar

Pense assim: de nada adianta você tentar fazer qualquer ação sem antes saber como e porque agirá assim.

Imagine que você é o CEO de uma agência de comunicação em que só trabalham jovens de 20 a 25 anos. Não seria uma boa ideia você fazer festas sem decoração, com convites sem imagens por e-mail, certo?

Invista naquilo que seus colaboradores esperam da empresa que trabalham e surpreenda!

2. Estabeleça e utilize canais de comunicação interna

Escolha um canal de comunicação padrão para a empresa, e explique que pode haver promoções ou divulgação de eventos especiais com vagas limitadas.

Estimule que conversem por lá. Esse ponto é essencial para que você planeje novas ações, pois saberá o que está sendo pensado por quem trabalha na empresa e ainda pode auxiliar no comportamento organizacional de sua empresa.

Esse canal de comunicação também será útil para pesquisas. Imagine que você é um colaborador e recebe uma mensagem: “Qual tema você acha melhor para a festa?” Um exemplo muito simples de ação de endomarketing que pode gerar uma grande virada no clima da empresa!

3. Cumpra com as expectativas e faça surpresas

Primeiramente: faça sempre aquilo que falou que faria. Ou seja, se o convite para a festa de final de ano da empresa foi feito com fogos coloridos e uma fonte interessante não faça a decoração da festa ser menos do que isso. Nada é pior do que uma frustração como essa para os colaboradores.

Em segundo lugar, faça mais surpresas!

Seus colaboradores imaginam que ganharão ovos de páscoa na época esperada, ou algo de natal perto do final do ano. Porém, eles não imaginam que serão presenteados com ingressos para cinema em algum momento do ano, ou um vale de um jantar.

Essas ações nem sempre são caras para a empresa e motivarão muito a todos!

Gostou dessa sacada? Aproveite para se inspirar e conheça 3 exemplos de empresas que utilizam essa modalidade de marketing!

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