Passo a Passo Para Criar Produtos Inovadores

Conheça o passo a passo para criar produtos inovadores.

Em nossa última conversa, falamos sobre criatividade e de onde vêm as grandes sacadas que geram as inovações. Agora falaremos um pouco mais sobre como estes momentos eureca podem se transformar em produtos inovadores, que agem na vida prática das pessoas solucionando problemas.

Criar produtos inovadores pode ser um desafio, mas fará com que a sua empresa tenha mais relevância no mercado e aumente a sua autoridade perante a audiência. O desafio, com certeza vale a pena.

Como deixar o ambiente da empresa fértil para a inovação

Os produtos inovadores surgem de ideias inovadoras. Eles são resultado de um processo contínuo em busca da inovação e estímulo à criatividade, que deve envolver todos os setores da empresa.

Manter um ambiente fértil para a inovação é um dos principais requisitos para as empresas que desejam lançar produtos diferenciados no mercado. Muito se fala sobre as práticas de grandes empresas de tecnologia, como a Apple e o Google, que têm ambientes de trabalho informais e proporcionam comodidades para que os seus colaboradores possam criar mais.

Este tipo de informação costuma levar a interpretações equivocadas, de que basta deixar um espaço para a diversão para criar um ambiente criativo. E muitos empreendedores acabam achando que basta colocar um videogame na sala de reunião para que as ideias comecem a surgir. Contudo este não é o segredo.

Empresas que desejam lançar produtos inovadores devem focar os seus esforços na criação de um ambiente onde os colaboradores possam trocar ideias e fazer novas associações para que a inovação possa surgir.

Como criar produtos inovadores

Manter o terreno fértil para a criatividade é o primeiro passo para a criação de produtos inovadores. Contudo é preciso que o empreendedor use alguns métodos para estimular a criatividade e fazer da inovação uma rotina em seu negócio. Por isso, separei algumas dicas que considero essenciais para quem procura criar novos produtos inovadores.

Pense no problema que você quer resolver

Um produto inovador deve, necessariamente, resolver algum problema ou angústia de uma parte da população. Não adianta que ele simplesmente seja diferente. Para fazer isso é preciso que o empreendedor pense primeiro no problema que ele deseja solucionar. Pode ser uma dificuldade, uma angústia ou até mesmo um desejo não realizado de uma parcela da população.

Nunca fique com a primeira ideia

O comediante Murilo Gun foi quem me ensinou esta técnica. Quando você tem uma ideia que pareça a solução para o seu dilema, proíba o uso dela. Faça de conta que há um impedimento muito forte para que você possa usar aquela ideia. E então parta para uma nova. Isso estimula a sua criatividade, já que você não pode usar a sua ideia perfeita e precisa pensar em uma nova para dar continuidade ao projeto.

Combine os seus palpites

Uma vez que você tenha uma série de ideias no papel, você deve tentar combiná-las. Aproveite os melhores aspectos de cada uma para desenvolver o seu produto final.  É a partir deste exercício que as grandes inovações aparecem.

Troque ideias com quem não é da sua área

Quanto mais diversas forem as visões de mundo das pessoas que participam do desenvolvimento de um produto, mais provável é que ele se torne uma solução inovadora. Isso acontece porque quando você reúne pessoas de diversas áreas de atuação em torno de um projeto, elas terão visões diferentes sobre aquele problema e poderão propor soluções diferentes, criando condições para a combinação de ideias.

Gostou dessas dicas? Fique por dentro de mais novidades sobre empreendedorismo digital assinando a nossa newsletter.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *