5 Dicas Para Ter Mais Ideias Inovadoras

5 dicas para ter ideias inovadoras

O sucesso de startups, empresas 100% digitais e da nova geração de empreendedores mostra que sempre há espaço para aqueles que desejam transformar o mundo através de ideias inovadoras. E isso acontece por uma razão muito simples: ideias inovadoras resolvem problemas!

Você pode observar à sua volta: todos os produtos, serviços e soluções inovadoras surgem a partir de alguma angústia, problema ou desejo de uma parcela significativa da população. Foi assim com as empresas mais inovadoras do mundo.

Encontrar e interagir com amigos de faculdades distantes era relativamente difícil. Surgiu o Facebook. Alugar filmes em locadoras físicas dava muito trabalho, a Netflix resolveu este problema. Para ter acesso a notícias e entretenimento era necessário acessar sites diferentes, o Buzzfeed juntou tudo e criou um dos portais de conteúdo mais inovadores da internet.

Muitos empreendedores têm dificuldades ao pensar em que ramo atuar, qual negócio investir e quais produtos desenvolver. Grande parte chega à Fórmula de Lançamento assim, com muita vontade de empreender, mas sem ideias para desenvolver os seus negócios.

Alguns também sentem dificuldade para ter ideias inovadoras e, pensando neles, criei esta lista, com 5 dicas para pensar em soluções inovadoras.

De onde vêm as ideias inovadoras

Nós temos o costume de pensar que as ideias geniais surgem em um grande momento de inspiração, como nos desenhos animados, em que uma pequena lâmpada pisca na mente do cientista, que grita ‘Eureca’ e começa a desenvolver o seu projeto, não é mesmo?

Só que na vida real não é bem assim. O escritor americano Steven Johnson passou muitos anos pesquisando sobre a origem das grandes ideias inovadoras e descobriu que o momento eureca não existe. Na verdade, as grandes ideias surgem a partir de longos processos de maturação, no que ele chama de ‘palpite lento’.

O palpite lento surge quando uma pessoa tem uma ideia. Esta ideia normalmente contém somente metade da informação do que será a grande sacada. Segundo Johnson, a pessoa começa a trabalhar naquela ideia e leva algum tempo até que o próximo palpite venha para completar a primeira, gerando a inovação.

Um exemplo que ele dá é da própria criação da internet. Tim Berners Lee trabalhou durante 10 anos para conseguir criar a rede mundial de computadores. Ele começou em um projeto que o ajudasse a organizar os próprios dados, mas deixou a ideia de lado e começou a se dedicar a outras coisas. Uma década depois, a visão completa de como funcionaria a internet teve forma.

Steven Johnson ainda defende a tese de que diferentes palpites precisam se colidir para criar as grandes ideias inovadoras. Deste modo, o trabalho em equipe e a conexão entre as pessoas seriam fundamentais para a inovação.

Dicas para ter boas ideias

Pelo que vimos anteriormente, as grandes ideias são fruto de trabalho em equipe e tempo de maturação. Estas, inclusive são duas características dos negócios inovadores. Neles há espaço e estrutura fértil para a conexão de ideias, independente do posto do colaborador na hierarquia, e recursos para aguardar o amadurecimento das ideias.

Mas não são somente estes dois fatores que geram boas ideias. Com as dicas a seguir você poderá ter mais palpites que geram ideias inovadoras, confira!

Cultive hobbies

Pessoas inovadoras normalmente têm diversos interesses além da sua área de atuação. Isso permite que elas exerçam diversos tipos de inteligência, podendo desenvolver visões diferentes sobre uma determinada questão.

Troque ideias

Boas ideias só viram grandes sacadas quando se deparam com palpites complementares, se lembra? Por isso, nada de ficar guardando segredo. Compartilhe as suas ideias com outras pessoas. Se elas atuam em áreas diferentes da sua, melhor ainda.  

Anote as suas sacadas

Você nunca sabe quando um bom palpite pode aparecer, por isso cultive o hábito de carregar um caderninho sempre com você para anotar as suas ideias.

Descanse

Tanto as mentes, como as ideias, precisam de um tempo de maturação. Por isso é preciso deixar que elas descansem até que se tornem algo mais completo. O segredo aqui é não deixar a ansiedade tomar conta e realmente dar tempo ao tempo.

Ligue os pontos

Este é o famoso momento eureca, quando os vários palpites se encontram e formam uma grande sacada. Fazer conexões entre as ideias é a parte mais importante para gerar uma grande sacada.

Gostou do nosso artigo? Inscreva seu e-mail gratuitamente e receba nossa newsletter com mais sacadas inovadoras!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “5 Dicas Para Ter Mais Ideias Inovadoras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *