Ideias Inovadoras no Trabalho Fazem a Diferença

Porque apresentar ideias inovadoras no trabalho

Quando um colaborador apresenta ideias inovadoras no trabalho, faz isso pensando que é uma boa forma de se destacar dentro da empresa. Ele demonstra proatividade, capacidade analítica, criatividade e acaba praticando o intraempreendedorismo no seu ambiente de trabalho. Mas qual é a verdadeira importância das ideias inovadoras para o empreendedor?

Importantes para o crescimento no mercado, as ideias inovadoras agem como verdadeiros motores que impulsionam a ação das empresas, sejam elas ligadas à economia criativa ou não. São elas que possibilitam o encontro de novas soluções, o desenvolvimento de produtos diferenciados, a revisão de processos internos e demais melhorias que podem ser implementadas para fazer o seu negócio avançar.

Mesmo que o seu negócio não seja grande ou não conte com muitos recursos, é importante manter um “terreno fértil” para que surjam novas ideias inovadoras no trabalho dos seus colaboradores e parceiros, pois é deste modo que irão surgir novos insights que permitirão o crescimento do seu negócio.

Como Estimular as Ideias Inovadoras no Trabalho

CLIQUE e baixe o ebook!

A melhor forma de estimular as novas ideias no ambiente de trabalho é criar um ambiente aberto às sugestões de todos os colaboradores, independente do seu grau na hierarquia.

Para funcionar, é importante que a estrutura da empresa não seja rígida. Assim os colaboradores podem se sentir à vontade para fazer as suas contribuições sem medo de que elas fiquem paradas em uma determinada fase do da hierarquia. Existem algumas formas de proporcionar este ambiente, confira os exemplos.

Invista em uma Comunicação Interna Eficiente

O primeiro passo para proporcionar um ambiente de estímulo à criatividade é comunicar esta decisão de forma eficiente para todos os colaboradores. Você pode realizar treinamentos, comunicados ou até mesmo incluir este valor na cultura da sua empresa e apresentar este conceito aos colaboradores. O importante é que fique muito claro para os colaboradores que a empresa está aberta às sugestões e mudanças vindas da inovação.

Estimule o Trabalho entre Equipes

As grandes ideias inovadoras surgem a partir do encontro e combinação de pequenos palpites. Por isso quanto mais diversas as visões das pessoas envolvidas em um único projeto, maiores são as chances de que esta equipe traga soluções criativas (e até mesmo inusitadas).

Estimular a participação de membros de equipes diferentes em um mesmo projeto, com a liberdade para todos contribuírem com as suas sugestões é uma das principais formas de fazer as ideias inovadoras aparecerem.

Dê Feedbacks Constantes

Quando um colaborador não recebe o feedback sobre as suas ideias, pode se sentir desestimulado a continuar contribuindo para a inovação dentro da empresa.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Se a ideia apresentada por ele não for aceita, este quadro tende a ser pior, já que o colaborador fica no escuro. Isso faz com que ele questione toda a cultura de criatividade apresentada pela empresa.

Ofereça feedbacks constantes sobre as ideias dos seus colaboradores e dê sugestões de melhoria quando for o caso. O papel do gestor passa a ser muito mais parecido com o de um mentor do que de um chefe.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *