Para Que Serve a ISO 14000

Para que serve a ISO 14000

O sistema de gestão ISO 14000 difere-se muito de suas companheiras ISO 9000 e ISO 9001, pois sua missão é por uma causa muito mais nobre e generosa: a gestão ambiental. Aprenda aqui como sua empresa pode salvar a natureza!

A sigla ISO significa Internacional Organization for Standardization, sendo assim, sua ordem está incorreta, pois o certo é IOS. Errado, pois a sigla deriva da palavra isos, que significa igual.

CLIQUE e baixe o ebook!

Tudo a ver com o propósito da organização, que normatiza gestões em escala global, criando sistemas iguais e eficientes. Porém, o ISO 14000 é diferente, pois seu foco é a gestão ambiental, causa debatida e tratada por líderes mundiais a muitos anos.

Que tal fazer sua parte conhecendo o ISO 14000 e implantando o sistema em sua empresa?

História do ISO 14000

Você já ouviu falar das empresas com selos verdes? Esse selo certifica que uma empresa é amiga da natureza, devido as suas práticas para restaurar a degradação do meio ambiente. Esses selos surgiram na Europa nas décadas de 70 e 80, mas foi nos anos 90 que os líderes mundiais começaram a discutir uma regulamentação técnica em relação ao meio ambiente.

Em 1993, líderes de 30 países começaram a elaborar várias normas, que em 1996 foram publicadas através da ISO 14001.

Conjunto ISO 14000

Assim como outras normas ISO, a 14000 é constituída por um conjunto que trata assuntos específicos em relação a gestão ambiental. Conheça abaixo algumas delas e para que serve cada uma:

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!
  • ISO 14001: É a certificação em relação ao Sistema de Gestão Ambiental, com foco na proteção do meio ambiente e prevenção da poluição;
  • ISO 14004: É o suporte ao Sistema de Gestão Ambiental dentro da empresa;
  • ISO 14031: São as normas em relação ao Desempenho Ambiental;
  • ISO 14020: É o conjunto de normas de Rotulagem Ambiental;
  • ISO 14040: É a ISO que analisa o Ciclo de Vida;
  • Guia ISO 64: Normas sobre os aspectos ambientais dos produtos, com o objetivo de avaliar se eles são mais ou menos agressivos ao meio ambiente.

Vantagens ISO 14000

Ao implementar a ISO 14000 em sua empresa você ajuda a natureza e recebe diversos benefícios como:

  • Melhoria na imagem pública;
  • Redução de custos em relação ao corte de despesas com matérias primas e descarte de resíduos;
  • Poder de negociação global, pois cumpre normas técnicas reconhecidas em todo o mundo;
  • Valor percebido agregado para os clientes, B2B e B2C.

Entendeu para que serve a ISO 14000? Implemente em sua empresa e colha os frutos ao cuidar da natureza. Aproveite e receba a newsletter do Ignição gratuitamente cadastrando o seu e-mail no campo destacado.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *