Como Gerir Uma Empresa de Pequeno, Médio e Grande Porte

gerir uma empresa

Saber gerenciar uma empresa, independentemente do porte, é fundamental para cultivar o desempenho competitivo, o desenvolvimento contínuo de colaboradores e continuar ativa no mercado de trabalho. Muitas vezes, pode parecer uma tarefa difícil, mas agindo com cautela e prestando atenção nos mínimos detalhes, é possível ter muito sucesso. Hoje eu vou falar um pouco sobre como gerir uma empresa de pequeno, médio e grande porte. Veja as minhas dicas!

Coloque as ideias em prática

O conhecimento teórico é bom, mas colocar as ideias em prática é muito melhor. Pode parecer óbvio que para ter resultado é importante colocar a mão na massa, mas muitos empreendedores esquecem esse detalhe e acabam não executando nenhum tipo de atividade de melhoria.

Por isso, tire as ideias do papel, ouça os colaboradores e não tenha medo de trabalhar em conjunto, mesmo que não seja a sua área de domínio. Ter pro-atividade é o primeiro passo para gerir uma empresa.

Aja com cautela

Embora empresas de pequeno e médio porte sejam muito mais próximas de fornecedores, clientes e funcionários, as grandes empresas também precisam estar atentas a tudo (ou quase tudo) o que acontece em relação à tomada de decisões. A partir do momento em que uma empresa possui setor financeiro (grande ou pequeno) é preciso ficar de olho: gere notas fiscais, tenha o controle de entrada e saída de gastos e invista em um sistema de gestão financeira. Isso não ajuda somente na administração, mas informa também o que pode ser economizado ou investido futuramente.

Tenha uma equipe boa e engajada

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Geralmente, quando uma empresa está no início, é comum que empreendedores contratem somente parentes ou amigos próximos. Isso é um erro! Tenha uma visão profissional do negócio, isso inclui contratar profissionais que tenham o perfil da vaga, bem como experiência na área e comprometimento com o negócio.

Empresas de médio ou grande porte também precisam ter essa visão. Um negócio só tem crescimento contínuo quando possui gerenciamento profissional.

E por falar em colaboradores… Valorize-os

Vale ressaltar que uma equipe boa e engajada é formada por profissionais motivados. Sabe aquela famosa frase da laranja? “Uma laranja podre apodrece as laranjas que estão por perto”. Essa frase faz todo o sentido no âmbito profissional. Quando um colaborador está desmotivado, ele pode desmotivar o restante da equipe. Por isso, valorizá-los é fundamental.

Invista em plano de carreira, cursos e treinamentos. Outro ponto importante é sobre a qualidade do ambiente de trabalho. Ele precisa ser agradável, convidativo e participativo.

Saber como gerir uma empresa de pequeno, médio ou grande porte é um grande desafio.

É por isso que colocar a mão na massa é o primeiro passo para o sucesso. Estamos vivendo em uma era de concorrência, fazer a diferença para gerar valores é essencial para ultrapassar barreiras e conquistar o topo!

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