Descubra Quais São os Fatores que Afetam o Gerenciamento de Riscos de um Negócio

como fazer gerenciamento de riscos do seu negócio

Saber fazer o gerenciamento de riscos é uma das principais habilidades de um empreendedor. Isso porque raramente você irá encontrar alguma oportunidade dentro da sua zona de conforto ou que não seja arriscada de alguma maneira.

O simples fato de sair da vida assalariada e abrir o seu próprio negócio implica assumir um risco. E, no universo do empreendedorismo, quanto maior for o resultado esperado, maior é a chance de não o alcançar, ou seja, mais arriscado é o seu negócio.

Por isso é tão importante aprender a usar ferramentas que ajudem na tomada de decisão e façam com que o seu gerenciamento de riscos fique mais preciso. Adotar indicadores de desempenho, analisar a volatilidade dos seus resultados e também as forças e fraquezas da sua empresa são formas de verificar quais riscos envolvem a sua empresa e o mercado em que ela atua, além de auxiliar na elaboração de estratégias para administrá-los.

Quais riscos envolvem a atividade empreendedora

O primeiro passo para fazer um gerenciamento de riscos efetivo é entender quais são eles, de onde podem vir e de que maneira eles podem afetar o seu negócio. Para isso é preciso recorrer a uma ferramenta simples, de classificação de riscos que envolve os seguintes fatores:

Origem dos riscos

Os riscos que envolvem o seu negócio podem vir de dois lugares: do ambiente interno ou externo à sua empresa.

Os riscos internos são os mais fáceis de administrar, pois são originados dentro da estrutura do seu negócio. Podem envolver processos equivocados, tecnologia defasada ou inadequada, falhas no seu produto ou pessoal e falta de inovação, por exemplo.

Rastreá-los é de extrema importância para o seu negócio, pois permite que você faça melhorias de forma proativa para minimizá-los.

Já os riscos externos são aqueles que independem da ação da empresa, mas afetam as suas operações. Eles podem vir do ambiente macroeconômico, político, ambiental ou do segmento de mercado em que a empresa atua.

Este tipo de risco costuma ser inevitável, mas pode ser monitorado pela empresa de maneira que o empreendedor possa tentar minimizar os seus efeitos do problema sobre o seu negócio.

Natureza dos Riscos

Sejam de origem interna ou externa, todos os riscos podem afetar a empresa em três níveis: estratégico, operacional ou financeiro.

Os riscos estratégicos são aqueles que podem fazer a empresa perder valor de mercado, eles podem ser atrelados às decisões da alta direção da empresa, ou resultado de uma crise profunda no mercado gerada pela obsolescência daquele segmento. Estes riscos afetam especificamente o valor de marca da empresa.

Os riscos operacionais, por sua vez, envolvem as perdas mais práticas, como de clientes, receitas, produção, estoques e etc… Eles podem ser causados tanto por fatores internos como externos e afetam a capacidade da empresa de continuar as suas atividades.

Já os riscos financeiros são aqueles que envolvem a perda de capital da empresa, podem ter origem na má administração das contas do negócio, como de crises financeiras, flutuações na economia.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *