O Que é Liderança Autocrática, Democrática e Liberal — Características, Vantagens e Desvantagens

Liderança Autocrática, Democrática e Liberal — Características, Vantagens e Desvantagens

Você sabe o que é liderança autocrática, democrática e liberal? Entender a diferença entre cada uma delas é essencial para qualquer um em cargos de gestão, uma vez que há tipos de líderes distintos em ambientes organizacionais.

Embora sejam personalidades envolvidas com lideranças, também é importante que os colaboradores tenham em mente com qual tipo de líder estão se relacionando. Para facilitar o entendimento sobre o assunto, você vai ver neste artigo:

  • – o que é liderança autocrática;
  • – o que é liderança democrática;
  • – o que é liderança liberal;
  • – vantagens e desvantagens de cada uma delas.

O que é liderança autocrática, democrática e liberal?

É sabido que o modo como um chefe lidera seus colaboradores influencia diretamente no comportamento e produtividade de sua equipe.

Diferentemente do que muitos pensam, não existe um tipo de perfil correto para ser seguido, mas sim características distintas que são aplicadas de acordo com a organização e colaboradores.

A liderança autocrática, democrática e liberal faz parte dos três perfis mais comuns encontrados dentro de um ambiente de trabalho — e não importa o segmento ou porte da empresa.

Não há nada de errado em se identificar com um estilo e aplicá-lo entre os seus liderados. Porém, atente-se para as diferenças entre o líder autocrático, democratico e liberal:

Liderança autocrática

Na liderança autocrática, o líder é quem dita as ordens. Ou seja, toda e qualquer decisão é tomada por ele sem a ajuda ou opinião de seus subordinados.

Mesmo que os colaboradores tentem argumentar ou mudar o ponto de vista do líder, por exemplo, o que prevalece é sempre a sua decisão. Além disso, abre pouco ou nenhum espaço para sugestões.

É visto como uma figura temida pela sua equipe. Muitos chamam esse tipo de perfil como autoritário ao invés de autocrático.

Para saber como identificar, fique atento às suas características, como:

  • – perfil dominante;
  • – dá ordens e espera que todos obedeçam sem argumentar;
  • – certa agressividade na fala;
  • – pressiona os funcionários a entregarem as atividades no prazo.

Dentro das organizações, o autocrático é o estilo que mais dá gastos para a empresa, uma vez que o turnover — ou seja, rotatividade de colaboradores — é muito maior.

Liderança democrática

A liderança democrática preza por um ambiente agradável na empresa e zela pelo bem-estar de seus subordinados.

O líder é visto como um alguém que impulsiona os colaboradores a quererem ser melhores e dar tudo de si. Além disso, para esse perfil, qualidade é melhor que quantidade.

Sua relação com a equipe é muito boa. Gosta de ouvir as opiniões, integra os membros, aponta as qualidades de cada um e dá feedbacks de melhorias quando necessário.

Em questão de rotatividade de funcionários, o líder democrático sofre pouco. Seu time gosta de trabalhar com ele e, consequentemente, não há um alto índice de turnover.

Sua principais características são:

  • – se preocupa igualmente com cada um dos seus funcionários;
  • – motiva e incentiva a equipe;
  • – dá espaço para sugestões e ideias;
  • – preza por um ambiente amigável e não competitivo.

Liderança liberal

Já a liderança liberal é totalmente o oposto da autocrática. Nela, o colaborador tem toda e qualquer liberdade de tomar decisões e o líder, por sua vez, age como um auxiliador.

Ele confia no trabalho de cada membro da sua equipe e ajuda quando é solicitado. Por exemplo, um colaborador está em dúvida se cobra ou não um cliente sobre a aprovação de materiais para seguir com seu projeto. O líder liberal irá ajudá-lo da melhor maneira a encontrar uma solução para o caso.

Apesar da liberdade ser boa até certo ponto, por um lado, a competitividade entre os funcionários acaba sendo grande devido a falta de comunicação e o individualismo de cada um.

Para identificar o perfil liberal, suas principais características são:

  • – dá liberdade para a execução de tarefas;
  • – gosta que todos tenham independência para a tomada de decisões;
  • – só interfere quando é solicitado;
  • – preza por um bom resultado independentemente da qualidade.

Vantagens e desvantagens entre as lideranças

Agora que você já sabe o que é liderança autocrática, democrática e liberal, consegue definir suas principais vantagens e desvantagens?

Vantagens

Depois das definições dos três perfis, podemos classificar como principais vantagens:

  • – autocrática: consegue sucesso em questões de prazos para a entrega de projetos e atividades, por exemplo;
  • – democrática: motiva a equipe a sempre dá o melhor de si seja na qualidade dos projetos ou em ideias;
  • – liberal: dá a chance para que todos os colaboradores possam assumir riscos e decidir por si só o que deve ser feito.

Desvantagens

Entre as desvantagens não podemos deixar de destacar:

  • – autocrática: clima organizacional pesado por um perfil extremamente autoritário, excessos de rotatividade e estresse entre os colaboradores;
  • – democrática: por prezar mais qualidade do que quantidade, a equipe pode deixar de entregar tarefas no prazo e acumular demandas;
  • – liberal: como cada um é o “seu próprio líder”, falta padrão nos processos e ideias.

Qual o melhor tipo de líder?

Segundo pesquisa elaborada por Kurt Lewin, os colaboradores costumam se sentir mais satisfeitos em trabalhar com um líder democrático. Contudo, os melhores resultados de trabalho podem ser conquistados com uma liderança autocrática.

Já o estilo liberal não trouxe satisfação nem bons resultados. Contudo, pode gerar profissionais mais independentes e com maior facilidade em tomar decisões.

Logo, não existe um melhor tipo de liderança, mas sim um estilo de liderar que melhor se adequa a cada situação, empresa e colaboradores.

Conclusão

Neste artigo você descobriu o que é liderança autocrática, democrática e liberal, conseguiu analisar as características de cada perfil e ainda compreendeu sobre as suas vantagens e desvantagens.

A partir de agora, você já sabe como identificar o seu chefe ou qualquer outra pessoa com posição de liderança. Também fica mais fácil saber com qual perfil a sua personalidade se encaixa melhor.

Além disso, se você já está em um cargo de liderança, consegue determinar com mais precisão qual perfil de líder funciona melhor para seus colaboradores e para a empresa onde atua.

Confira mais conteúdos sobre gestão organizacional no blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O Mundo FL é um encontro virtual de 3 dias inteiros, das 9h da manhã às 9h da noite, aprofundando o conteúdo da Fórmula de Lançamento com as sacadas, as táticas e as estratégias que eu e os meus faixas-preta aplicamos e fizemos funcionar nos nossos negócios ao longo de 2021. Garanta seu ingresso agora mesmo!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *