M&A (Fusões e Aquisições) – O Que É e Como Funciona?

Saiba o que é M&A

Se em algum momento da sua vida de empreendedor você já cogitou unir as forças da sua empresa com as de outra companhia, então você precisa estudar a fundo M&A, algo muito comum entre grandes marcas, mas que também pode ser utilizado para alavancar o crescimento de negócios de pequeno ou de médio porte.

Portanto, entenda melhor o que é M&A, veja como esse processo funciona e comece a analisar quais vantagens isso pode proporcionar para a sua empresa.

Afinal, o que é M&A?

No inglês, essa sigla significa Mergers and Acquisitions, que na nossa língua quer dizer fusões e aquisições, ou F&A. Na prática, são operações que unem empresas. Nesse casamento, digamos assim, ambas as partes se juntam para conquistar mais clientes, resultados, crescimento!

Exemplos

Para entender melhor, pegue como exemplo a marca de bebidas Ades, que era da Unilever, e foi comprada pela Coca-Cola, ou até mesmo a fusão que aconteceu entre a Gamesa e a Siemens, na qual a primeira ficou com 41% das ações e a segunda garantiu 59%.

Entenda como funciona o processo de fusão e aquisição

Tudo é minuciosamente acordado e planejado de forma bem complexa. Dependendo das empresas que lideram essas operações, o processo pode mudar, mas, de forma geral, ele envolve as seguintes etapas:

  • definição de estratégia;
  • identificação de objetivos e necessidades;
  • busca por empresas;
  • avaliação dos interessados;
  • apontamento de valores;
  • negociação;
  • preparação da documentação;
  • due diligence (investigação de risco da oportunidade de negócio)
  • definição das condições de compra;
  • fechamento de contrato;
  • transferência de ações e recursos.

Veja os cuidados recomendados

Embora as fusões e aquisições possam ser vantajosas para empresas de diversos segmentos e portes, elas precisam ser estrategicamente pensadas. Para organizá-las, é importante entender profundamente o negócio, analisar bem o comportamento do mercado e planejar a nova estrutura da empresa.

Ainda assim, para que não aconteça nada de errado e para que todos os trâmites jurídicos sejam resolvidos, é aconselhável que a fusão ou aquisição seja acompanhada por companhias ou profissionais com experiência nessas operações.

Lembre-se que isso atinge os processos internos de ambas as companhias e seus funcionários, mas também os consumidores. Por isso, é preciso muita cautela na tomada de decisão e na união prática.

Caso queira conhecer outras formas de fazer a sua empresa crescer, continue navegando pelo Ignição Digital, pois tenho várias sacadas que podem te ajudar. A Fórmula de Lançamento, por exemplo, pode melhorar muito o seu faturamento. Conheça!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

3 thoughts on “M&A (Fusões e Aquisições) – O Que É e Como Funciona?”

  1. Boa noite! na realização de uma fusão entre empresas, a empresa maior paga algum capital para a empresa menor ou apenas divide a porcentagem da empresa?
    Fico no aguardo de uma resposta.
    Abraços e obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *