O Grande Segredo Dos E-books Que Vendem

e-books-que-vendem

Você sabe por que criar e-books que vendem? Quem trabalha com marketing digital já deve ter ouvido falar sobre os materiais ricos. Eles são parte importante do marketing de conteúdo, utilizados para gerar e nutrir leads.

Tais conteúdos são mais aprofundados e educativos, normalmente disponibilizados para download. O material mais comum é o e-book.

Produzir esse tipo de conteúdo é uma ótima maneira de construir sua autoridade e mostrar ao público quem você é e o que está vendendo.

Neste artigo você verá:

  • – o que é um ebook e como fazer?;
  • – por que criar ebooks que vendem?;
  • – como escrever ebooks que vendem?.

Por que criar e-books que vendem?

Primeiramente, é necessário pensar que a produção e venda de informação de qualquer tipo é um verdadeiro exercício de marketing. Todos os fatores envolvidos – assunto, posicionamento, técnicas, formato etc – devem ser decididos a partir daquilo que o público está disposto a comprar.

Entre as vantagens de criar e-books que vendem podemos citar:

  • – preço: o ebook possui um preço de produção baixo, já que não é necessária sua impressão. Com isso, é possível chegar às mãos do público com custo muito inferior ao livro tradicional;
  • – portabilidade: por possuir um formato digital, sua distribuição se torna possível em qualquer parte do mundo, por meio da internet;
  • – escalabilidade: com a possibilidade de venda para pessoas do mundo todo, é possível escalar suas vendas e lucros.

Como criar e-books que vendem?

Confira as dicas de como fazer um e-book:

1. Defina sua persona

Inicialmente é necessário avaliar para quem você quer vender seu e-book? Para isso, é necessário definir a sua persona, pois é ela quem guiará toda pesquisa, produção e divulgação.

2. Defina o tema do e-book

Essa é uma das etapas mais importantes para criar e-books que vendem. Por isso, sempre opte por um tema com o qual você possui afinidade e tenha conhecimento profundo, pois é preciso transmitir credibilidade ao leitor.

Se você não tem noção sobre qual tema escolher, é possível pesquisar entre os potenciais concorrentes e as tendências no Google Trends.

3. Organize e estruture os tópicos

Dentro do tema que escolher, quais são os principais tópicos para serem abordados? Com isso, é possível organizar melhor as ideias e os capítulos, de forma a dar compreensão ao seu texto.

Ferramentas de pesquisas de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, podem ajudar nessa seleção.

4. Utilize imagens e elementos visuais

O uso de imagens favorece a leitura e deixa o e-book mais interessante. Você já teve acesso a algum conteúdo no qual só tinham grandes blocos de textos? Quando isso acontece, temos a tendência de já achar que aquele conteúdo será maçante.

45% das pessoas reagem melhor a imagens em relação aos textos. Isso se resume ao fato de as imagens chamarem a atenção – as pessoas são mais estimuladas pelo visual – e recebem a mensagem de forma rápida.

5. Dedique-se à diagramação

A diagramação e a editoração farão diferença. Como citado acima, o visual tem grande impacto com o público. Por isso, não basta apenas ter um conteúdo bem escrito e mal diagramado.

Como a intenção é criar e-books que vendem, analise a possibilidade de contratar um profissional para executar a tarefa.

6. Escolha o formato

É possível produzir um ebook no formato PDF ou Epub. A principal diferença entre os dois formatos está na adaptação do texto à tela do leitor..

O formato Epub é reflowable, ou seja, oferece a possibilidade de adaptação do texto e tamanho da fonte automaticamente à área de visualização disponível.

Já o PDF mantém sempre o mesmo formato da versão impressa, seja qual for a área de exibição.

Conclusão

O segredo para criar e-books que vendem é produzir um conteúdo de qualidade, que você tenha total entendimento sobre o assunto. Além disso, é preciso pensar no seu público-alvo, produzindo algo que seja de seu interesse.

Gostou de saber como escrever um e-book? Continue acompanhando a Ignição digital para mais conteúdo.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

15 thoughts on “O Grande Segredo Dos E-books Que Vendem”

  1. Muito bom! Estou pensando em escrever um ebook com técnico…porém receio que fique com muitas páginas….como fazer nesse caso?

    Grata!

  2. Olá Boa noite meu nome Melissa e tenho muitas histórias, porém preciso de ajuda para coloca-las em prática e não sei como faço para criar um e-book
    Pode me ajudar ?

  3. Olá, Érico! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento! Tenho uma dúvida: você acha que criar um e-book gratuito e disponibilizá-lo apenas para gerar leads, porém, com a ideia de vender um e-book no futuro pode prejudicar a venda desse segundo e-book?

  4. Ótimo artigo, eu estou querendo editar livros em ebook e não sei nada sobre como proceder.
    Sou escritor e lancei três livros infantojuvenil sobre meio ambiente.

    Pergunta: como faço para transformar para ebook? Também, tenho seis textos sobre vários temas ; Policial, aventura, infantil entre outros.
    Peço que se for possível, oriente-me.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *