Aprenda a Criar uma Buyer Persona

Buyer Persona

Como andam as estratégias de marketing da sua empresa? Você sabia que o conceito de buyer persona pode ajudar o seu negócio a crescer? Confira esse artigo com dicas matadoras para criar a sua persona.

O que é uma buyer persona?

O termo é usado para designar um personagem semifictício para o seu negócio. Seria a definição do seu comprador ideal, é um aprofundamento no conceito de público-alvo com maiores direcionamentos  e recortes de perfis.

Essa buyer persona é fundamental na criação das estratégias de marketing, elaboração de conteúdos para sites, definições de linguagem e planejamento das campanhas em geral. Isso porque ela direciona de maneira fácil e clara, as suas intenções para o seu cliente ideal, que aumenta as taxas de conversão de leads e acelera o processo do funil.

Criando uma buyer persona

Incrível como essa buyer persona impacta no seu marketing digital não? Vamos aprender a criá-la.

Recolha dados e faça perguntas

Apesar de ser um personagem “fictício”, os perfis elaborados devem ser baseados nas reais impressões dos seus clientes, ou seja, não adianta criar um personagem fruto da sua imaginação. É preciso um estudo elaborado com dados e respostas obtidas através de formulários e enquetes. Veja alguns exemplos de tópicos na elaboração das perguntas:

  • Por que essa persona precisa da sua solução?
  • Que resultados essa persona espera da sua solução?
  • Quais barreiras ela enfrenta?
  • Qual o critério de decisão na compra?
  • O que ela enxerga como diferencial?
  • Quais as dores e sofrimentos dessa persona?
  • Em que plataforma/rede ela acessa o seu conteúdo?

Aqui você pode definir a melhor forma de recolher esses dados, seja através de landing pages, email-marketing ou definições internas de inbound marketing. Quanto maior o volume de dados e conhecimentos sobre o seu público, mais detalhada e direcionada será a buyer persona.

Análise de dados

Agora que você já possui dados sobre o seu público, chegou a hora de analisar todas essas informações. Procure por padrões e tendências, coloque números em gráficos, crie planilhas, faça um bom uso de cada informação para montar um perfil humano.

Estruturação da buyer persona

Esse processo se assemelha com a montagem de um personagem em um roteiro cinematográfico, isso porque é nessa fase que você vai reunir os resultados de pesquisa e começar a elaborar uma “pessoa fictícia”. Esse perfil deve realmente ser completo, inclusive com questões subjetivas se necessário. O resultado final vai variar de acordo com o uso que seu negócio terá da persona, seja na produção de conteúdo, elaboração de campanhas, criação de produtos etc.

A dica é acrescentar nome e foto para essa persona, assim você realmente terá um consumidor com “rosto” para se focar.

Gostou de aprender a criar a buyer persona da sua empresa? Veja também 20 Cases de Marketing Digital que Você Precisa Conhecer e não deixe de acompanhar o blog!

 

 

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