Planilha de Controle de Atendimento ao Cliente —Confira e Aplique na Sua Gestão

planilha de controle de atendimento ao cliente

Quem deseja ter um processo eficiente na gestão do seu negócio precisa saber da importância de uma planilha de controle de atendimento ao cliente. Além de armazenar dados importantes, ela organiza informações, facilita processos e deixa os clientes mais satisfeitos. 

Sabendo dessas vantagens, hoje você vai aprender:

  • – como criar uma planilha de controle de atendimento ao cliente;
  • – vantagens de ter uma.

Confira!

Por que ter uma planilha de controle de atendimento ao cliente?

Você deve saber como um bom atendimento é importante para a imagem e reputação de uma empresa. Afinal, caso um consumidor se sinta mal-tratado ou ache que as suas necessidades não foram atendidas, por exemplo, dificilmente ele se tornará um cliente e voltará a comprar seus produtos ou serviços. 

Muitas organizações têm uma ótima qualidade de entrega e mão-de-obra, mas não conseguem estruturar uma boa relação com seu público. Por isso, hoje em dia, é comum ter uma planilha de controle de atendimento ao cliente dentro da gestão. 

Além disso, engana-se quem pensa que ela só serve se dentro da estrutura organizacional existam áreas comerciais ou de atendimento. Independentemente do porte do seu negócio, ter controle e organização com os dados de seus atuais e futuros clientes é fundamental. 

Entre as principais vantagens de ter uma, estão:

Armazenamento de dados importantes

Para estabelecer uma relação duradoura e até mesmo fidelidade, você precisa saber mais do que o nome da pessoa que compra em sua empresa. 

Se você tem uma loja física, por exemplo, é fácil coletar informações, como nome, telefone e e-mail, e fazer um pequeno cadastro. 

Ter os dados pessoais dos consumidores pode facilitar muito a sua estratégia de vendas. Caso tenha os e-mails, monte uma lista com ofertas e descontos exclusivos e envie a eles. Além disso, é uma ótima maneira de implementar o e-mail marketing

Agora, se possui somente o número de celular, crie grupos digitais ou mande mensagens particulares sobre novidades, ofertas e outros assuntos relevantes. 

Histórico de compra e venda

Um único documento pode servir como histórico de compra e venda de produtos. Dessa forma, fica mais fácil entender os interesses do seu cliente e oferecer o que ele deseja. 

Identificar as necessidades, pode ser o que faltava para o seu público se sentir valorizado, importante e próximo da sua empresa. 

Simplificação da busca

Sua planilha de controle de atendimento ao cliente pode ser física ou digital, não importa! Porém, todos os dados devem permanecer juntos, em uma ficha cadastral, para uma melhor visualização e busca. 

Dessa forma, seus colaboradores já sabem onde procurar o que desejam e não atrasam outras atividades simplesmente por perderem muito tempo buscando algo que está desorganizado. 

Monitoramento de tempo de resposta

Caso o seu negócio faça atendimento virtual por meio de chat box ou SAC, a planilha de atendimento de controle ao cliente também pode ser destinada a esse fim. 

Nela será possível administrar o tempo de demora dos atendentes referente às solicitações dos clientes. É essencial para negócios que procuram ser reconhecidos pela sua rapidez e eficiência.

Como criar uma?

Agora que já sabe da importância e algumas vantagens, chegou a hora de saber como montar sua planilha de controle de atendimento ao cliente. Você pode personalizá-la, mas alguns dados são padrões, como:

  • – nome do cliente;
  • – dados pessoais (telefone e e-mail);
  • – principal canal de contato;
  • – informações gerais, como preferências ou tipos de serviços que a sua empresa presta a ele, por exemplo;
  • – breve histórico de compra, venda e solicitação de serviços.

Depois, é só você personalizá-la de acordo com seus objetivos e necessidades. Ou seja, uma loja física e e-commerce, por exemplo, podem ter planilhas bem diferentes, mas que sejam eficientes para aquele negócio. 

Conclusão

No artigo de hoje você conferiu a importância e as principais vantagens de se ter uma planilha de controle de atendimento ao cliente em uma gestão. Aprendeu que as informações que devem estar presentes nela dependem muito do tipo de negócio, mas que algumas informações são padrões. Para ficar mais fácil o entendimento, baixou um modelo básico que criamos para você.

Para mais assuntos assim, continue acompanhando o blog da Ignição Digital!

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