Como Funciona o Zoom: Videoconferência Corporativa

Como funciona o Zoom: Videoconferência corporativa

O trabalho remoto é uma realidade cada vez mais presente no mercado, mas, para funcionar, é preciso contar com ferramentas especializadas. O Zoom faz videoconferências corporativas. É possível realizar webinars, acessar análises de reuniões, fazer reuniões de brainstorm com um recurso de quadro branco e muito mais!

Ao longo deste artigo você vai aprender tudo sobre essa ferramenta. Verá:

  • – o que é o Zoom e como funciona;
  • – vantagens de utilizar o Zoom para videoconferências;
  • – Zoom ou Skype: qual vale mais a pena?

O que é o Zoom e como funciona?

Em suma, o Zoom é uma plataforma de vídeo e áudio conferência on-line voltada para empresas e profissionais que querem realizar suas reuniões com segurança, mesmo à distância.

Hoje, a ferramenta está disponível tanto para computador (em suas versões Web e com um software para download) quanto para celulares e tablets. Isso sem contar sua extensão para navegadores e seu complemento para o Outlook. Ou seja, é realmente possível acessá-la de qualquer lugar que conte com um acesso à internet.

Existem diversas ferramentas, como o Zoom, para videoconferência on-line. Porém, ele conta com algumas características únicas. Para começar a utilizá-lo, o primeiro passo é criar uma conta na plataforma. Depois disso, você já pode usar a sua versão gratuita.

Começar uma nova conferência é simples, rápido e fácil. O administrador, ou seja, a pessoa que vai criar a sala, precisa ter o programa instalado em seu computador ou dispositivo mobile. Ou seja, não é possível utilizar a versão web para isso.

Após a criação, ele pode enviar o link de convite para o e-mail de quem desejar ou simplesmente compartilhar um link. Todos podem acessar, tendo ou não uma conta na plataforma. Porém, para ter acesso a funções como compartilhar a tela ou controlar o som dos outros usuários, sim.

As funcionalidades do Zoom são:

  • – áudio e videoconferência on-line;
  • – webinar;
  • – chat em tempo real;
  • – transferência de arquivos;
  • – controle de microfones;
  • – quadro branco para brainstorms;
  • – compartilhamento de tela avançado (uma pessoa compartilha e outras podem ter o acesso para interagir com a tela compartilhada);
  • – possibilidade de separação de usuários em salas diferentes para a mesma apresentação;
  • – chamadas armazedas na nuvem;
  • – integrações com diversos serviços terceiros;
  • – relatórios de participação;
  • – transcrição automática nos planos mais avançados.

Além do plano gratuito, existem várias modalidades pagas que podem se adequar às necessidades da sua organização. São três planos pagos: pro, business e enterprise.

Vantagens de utilizar o Zoom para videoconferências

Agora que você já entende mais sobre o Zoom para videoconferências, chegou a hora de conhecer suas maiores vantagens.

Uma das grandes vantagens daqueles que optam por utilizar essa ferramenta são as suas integrações. A oferta é enorme e, hoje, no dia a dia das organizações, isso vai muita diferença.

Quanto maior possível for a integração com outros softwares, mais valerá a pena pagar pelo Zoom, por conta dos facilitadores que vêm junto com ele. Além disso, a gravação ilimitada na nuvem também é algo que seus maiores concorrentes não oferecem.

Sua versão gratuita também é uma grande vantagem. Afinal, assinar uma ferramenta é uma decisão difícil, e muitas vezes um simples trial não é o suficiente para convencer o usuário de que vale a pena gastar o dinheiro da empresa ali. Por isso, a gratuidade no plano mais básico é tão importante.

Também não há exigência de e-mail empresarial para criar a conta, algo que não acontece com o Google Meets, por exemplo.

Zoom ou Skype: qual vale mais a pena?

Existem diversas ferramentas no mercado, mas o Skype e o Zoom, para videoconferências, ainda são grandes concorrentes. Mas como escolher o melhor para a sua empresa?

Essencialmente falando, é possível realizar calls em ambas as ferramentas. Porém, a escolha dependerá das necessidades da sua empresa. O Zoom é especialmente voltado para a realização de reuniões.

Já o Skype também funciona muito bem para as comunicações do dia a dia de uma empresa, e isso o Zoom não faz. Portanto, para que seja possível escolher um, você precisa compreender o real objetivo da utilização. Se você precisa de um chat rápido para conversar com sua equipe ao longo do dia, o Zoom pode não ser a melhor escolha.

Conclusão

Ao longo deste artigo você conheceu mais sobre o Zoom para videoconferências corporativas, descobriu tudo sobre o funcionamento da plataforma e suas funcionalidades e ainda conheceu as maiores vantagens de quem opta por sua utilização.

Além disso, também descobriu a maior diferença entre o Zoom e o Skype e como escolher o ideal para você.

Gostou deste artigo? Aqui na Ignição Digital você consegue encontrar muito mais artigos como esse, para ajudar na produtividade da sua empresa.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *