Como a Lei da Oferta e da Procura Pode Impactar Seu Caixa em Tempos de Crise

saiba como a lei da oferta e da procura impacta

Conhecida como a espinha dorsal do mercado, a lei da oferta e da procura é o que determina o preço dos produtos. A vantagem de entender esse conceito está, principalmente, em poder projetar cenários — inclusive os de crise —, além de pensar nas melhores estratégias de precificação. 

Quer entender melhor como esse padrão pode impactar no seu negócio? Neste artigo, você verá: 

  • • o que é a lei da oferta e da procura?;
  • • por que isso é importante?;
  • • como o mercado é afetado em tempos de crise?;
  • • como se preparar para as épocas de alta e baixa demanda?

Confira!

O que é a lei da oferta e da procura?

O sentido por trás da lei da oferta e da procura precisa ser conhecido por todos — mesmo por quem não tem um negócio próprio. Ele está apoiado na flutuação de preços, por conta do aumento ou da diminuição da demanda. 

Por conta da pandemia de Coronavírus, por exemplo, as pessoas estão comprando mais máscaras e álcool em gel para evitar o contágio. Consequentemente, o preço desses produtos sofreu um aumento, pois a capacidade de produção deles não acompanha a alta procura. 

O oposto também acontece. Ou seja, quando as pessoas não buscam por um produto, independentemente de qual seja o motivo, o mercado tende a diminuir o preço. 

Então, a oferta está associada ao quanto o mercado pode oferecer, enquanto a demanda está associada ao consumo. Sempre que há um desequilíbrio em um desses pontos, o produto passa a valer mais ou menos. 

Por que entender sobre oferta e procura é importante?

A lei da oferta e da procura serve para promover a concorrência perfeita. Nesse sentido, o ideal é que os preços variem para que a quantidade buscada seja a mesma da oferta. 

Caso um produto não esteja sendo vendido, por exemplo, a diminuição do valor pode ser eficiente para reverter essa situação. Por outro lado, o aumento do preço ajuda a diminuir a demanda, já que não há quantidade suficiente para todos. 

Como o mercado é afetado em tempos de crise?

É importante notar que a lei da oferta e da procura é particular para cada segmento e tipo de produto. Isso pode ser observado também em tempos de crise. 

Durante a pandemia do Coronavírus, por exemplo, os preços das máscaras e de outros itens associados à proteção foram os que mais sofreram aumento. 

Porém, alguns setores que foram paralisados, como o de turismo, reajustaram os valores para baixo, a fim de se sustentar em um primeiro momento — mesmo que os serviços só pudessem ser usados depois.

Para evitar os riscos de uma crise inesperada, é importante que a empresa tenha um planejamento financeiro que preveja essa situação. Entenda melhor como funciona isso: 

Como se preparar para as épocas de alta e baixa demanda?

A previsão de demanda é a primeira análise que deve ser feita a partir de alguns cenários. Para fazer essa projeção, é necessário determinar um período — daqui dois anos, por exemplo. 

Depois, você irá escolher um método. Existem vários disponíveis, incluindo a analogia histórica e o Delphi, concebido por matemáticos nos anos 50. 

A partir das demandas, será possível imaginar alguns cenários para o seu negócio. Caso atue em um setor que é influenciado pelo câmbio, o que pode acontecer com o seu produto se o dólar aumentar ou diminuir? 

As suas projeções podem ser: 

  • • otimista: quando você imagina que a sua oferta sempre será maior do que a procura. Isso significa que as metas serão facilmente batidas pela empresa; 
  • • pessimista: é exatamente o oposto, ou seja, quando será necessário tomar decisões que diminuam a margem de lucro;
  • • realista: situação em que a lei da oferta e da procura está equilibrada. 

Independentemente de qual resultado você chegue, é importante que se programe para as possíveis ações que tenha que tomar. Assim, o seu negócio irá se expor menos a riscos e perderá menos, caso seja acometido por uma crise — seja ela geral ou setorial.

Conclusão

A lei da oferta e da procura é o que rege todos os segmentos do mercado. Ela influencia diretamente no aumento e diminuição dos preços de produtos e serviços. 

Por esse motivo, como você viu, é importante mapear possíveis cenários para se planejar para o futuro. Somente dessa forma você conseguirá minimizar as perdas que uma crise possa causar no seu negócio. 
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