Conheça o Conceito de Propaganda

conceito de propaganda

Você já parou para pensar sobre o conceito de propaganda? O que isso tem a ver com a minha vida, Erico? Tudo! Ou você vai dizer que nunca ouviu a máxima “a propaganda é a alma do negócio”?

É por meio da propaganda que você vende sua ideia, a torna conhecida e atrai verdadeiros apaixonados pelo seu negócio. Mas ela também pode ser negativa: hoje em dia, a propaganda boca a boca atingiu proporções inimagináveis há alguns anos. Uma reclamação on-line pode acabar com empresas tal qual um furacão arrasa cidades por onde passa.

Conceito de propaganda e o que você tem a ver com isso

O conceito de propaganda está ligado a ações que visam influenciar as pessoas em direção a algo. Para tocar sua audiência, utiliza-se de informações e recursos emocionais. Seu objetivo é transformar a percepção do sujeito sobre determinado assunto.

Essa definição está impressa na própria palavra. Propaganda vem latim “propagare”, que significa propagar. Desde muito tempo na história da humanidade, essa ferramenta tem sido utilizada principalmente pela política e religiões para difundir ideias e princípios. Muitos historiadores, inclusive, remetem a origem do termo à igreja católica, que a utilizava para conquistar novos fieis durante seus primeiros séculos de existência.

Mas também é muito eficaz a outros objetos, desde a divulgação de denúncias a recomendações de saúde pública, por exemplo. Quem não lembra da emblemática campanha dos Estados Unidos para conquistar mais soldados durante a Segunda Guerra Mundial?

Como instrumento do marketing, investir em propaganda, como eu disse, é a forma mais eficaz de criar uma imagem da sua marca e estimular a compra daquilo que você oferece. Não é muito caro isso, Erico? Se você estiver pensando em peças veiculadas na televisão, mídias impressas, rádio, é bem provável que sim. Ainda bem que existe a internet, meio que democratizou e deixou essa ferramenta bem mais barata.

Você pode criar sua imagem e estimular a aquisição dos seus produtos e serviços por meio das redes sociais, site, blog, entre outros recursos sem precisar gastar ou desembolsar muito. Formar opinião é muito fácil na rede!

Muitos empreendedores ficam em dúvida se têm a obrigação de investir em propaganda. Obviamente a resposta é não, exceto se você quiser expandir seu negócio e obter sucesso. Acredito que esse seja seu objetivo, certo?

E digo mais: as pessoas estão na internet e, entre elas, certamente estarão os seus potenciais clientes. Você não vai querer perder a oportunidade de se relacionar com eles, certo? Se você não tem muitos conhecimentos sobre a rede, sugiro que procure agências especializadas ou outro parceiro do segmento. Ele deverá conhecer a fundo sobre seu negócio para desenhar a estratégia mais adequada e que ofereça resultados.

Espero que você tenha compreendido melhor o conceito de propaganda e como ele pode influenciar em seu negócio. Quer mais sacadas como esta? Não deixe de assinar a nossa newsletter e obtenha novos conteúdos relevantes todos os dias!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *