Marketing de Resultado: Como Construir sua Marca Enquanto Ganha Dinheiro

Marketing de resultado

Fórmula de Lançamento Ignição Digital

Suponha que o seu negócio está indo bem e você procura uma agência de marketing digital, em busca de soluções do chamado marketing de resultado. Na maioria das vezes, qual é a primeira pergunta que vai ouvir?

Isso mesmo: “Quanto o senhor tem para gastar?” Isso acontece porque a agência ganha uma porcentagem de tudo o que você investe.

A segunda coisa que vão te falar, provavelmente, é: “Então, o senhor investe X reais por mês, e, a longo prazo, verá a diferença no seu negócio”.

Sabendo que é necessário investir em marketing e atrair mais clientes, você vai fechar contrato com a agência.

Só que, na maioria das vezes, essas agências fazem o chamado marketing de branding, cujo principal objetivo é fazer com que o seu potencial cliente se lembre de você e não aumentar seus resultados de vendas.

O que é branding?

marketing de resultado: o que é branding

Antes de qualquer coisa, precisamos entender as diferenças entre marca e branding, já que esses dois conceitos são facilmente confundidos:

Marca

Podemos definir marca como um conjunto de recursos tangíveis e intangíveis que podem ser representados em logos, mascotes, músicas e outros recursos. Quando são gerenciadas de maneira correta, essas representações agregam valor comercial, contábil e social à empresa e influenciam a decisão de compra do cliente.

Para ser realmente boa, uma marca deve representar os valores e soluções que serão oferecidos ao cliente.

Branding

O branding, por sua vez, é o conjunto de ações necessárias para a gestão de uma marca, para que ela possa sobreviver e transcender sua função econômica. É por meio dessas ações que o público irá criar uma relação íntima com a marca, relacionando-a com seus anseios e expectativas.

Esse processo exige muita pesquisa, já que ele resulta no posicionamento da marca. O primeiro passo é a definição do público-alvo. A partir da coleta de dados como expectativas, características e objeções desse grupo, é feita a construção da personalidade da marca.

A maneira mais comum de fazer isso é imaginar sua marca como uma pessoa. É jovem ou mais velho? Sempre sai nos finais de semana ou prefere ficar em casa? Gosta de novidades ou é mais conservador?

Embora nem sempre fiquem tão explícitas, essas características devem fazer com que o seu público se identifique com a sua marca, gerando uma relação de confiança mútua. Além disso, esse posicionamento precisa estar presente em tudo relacionado à marca, desde o logo até a exposição dos produtos em uma loja, por exemplo.

Um dos exemplos mais clássicos de branding é a Apple. Imagine o logo ou os produtos dessa marca: quais são as primeiras palavras que vêm à sua mente? Tecnologia? Design? Status? Se você fizer essa pergunta a várias outras pessoas, as respostas com certeza serão bem parecidas.

Resumindo, o branding faz com que a sua marca fique cada vez mais forte na lembrança dos consumidores e gera uma identificação com o público-alvo.

Marketing de branding x Marketing de resultado

marketing de resultado e marketing de branding

Mas pense bem: sua prioridade é ser lembrado ou ter bons resultados a curto prazo? Isso pode funcionar com grandes empresas, mas seu orçamento, provavelmente, não vai lhe permitir investir nisso.

Se o seu negócio é pequeno ou médio, não adianta tentar imitar empresas como a Coca-Cola, até porque você não vai conseguir colocar o seu produto na frente do cliente o tempo inteiro.

Branding é importante, mas isso não significa investir todo o seu dinheiro nele. O ideal, pelo menos no começo, é que você construa sua marca enquanto ganha dinheiro, em vez de gastar todo o dinheiro construindo a marca.

Para saber mais sobre isso, leia também meu artigo com Confira também o passo nº 1 para criar um produto (é o mais importante)!

E qual é a grande vantagem do marketing de resultado?

vantagens do marketing de resultado

É nessa hora que entra em ação o marketing de resultado, que vai direto ao assunto e é medido não pelo quanto as pessoas lembram da sua marca, mas quanto de retorno é gerado para você.

Quando você encontra alguém que trabalha com esse tipo de marketing, ele não vai lhe perguntar quanto você tem para gastar. Ele vai querer saber como vai ser o primeiro teste.

O marketing de resultado tem um grande trunfo: ao contrário do que acontece no marketing de branding, seus resultados podem ser medidos e em um curto espaço de tempo.

E por que isso é bom para o seu negócio? Porque, quando você mede, consegue comparar e, consequentemente, melhorar.

Os 3 princípios da Ignição Digital

Na Ignição Digital, nosso foco não é construir marcas, mas gerar resultados e retornos em um prazo mais curto, sempre aplicando o marketing de resultado.

Para utilizar essa estratégia no seu negócio e alcançar uma alta performance de vendas, você precisa compreender e trabalhar 3 fatores:

1. Produto

Depois de aprender o que é ensinado no curso, você será capaz de criar um produto do zero. É nesse momento que vai aprender também sobre a técnica da bola de cristal.

2. Tráfego

Aumente o número de visitantes do seu site.

3. Conversão

Ter mais visitantes não necessariamente significa ter mais vendas. Para isso se tornar realidade, você precisa aplicar a fórmula da oferta irresistível.

Com a Fórmula de Lançamento,  você terá em mãos todas as ferramentas e o passo a passo de como utilizá-las. Uma vez que você comece a ter resultados, sua marca irá se tornando automaticamente conhecida, sem que você precise investir todo o seu orçamento em branding. Em outras palavras: foque no resultado, e o resto será uma consequência.

Gostou da sacada que eu compartilhei sobre marketing de resultado? Para ter acesso a mais conteúdos relevantes sobre o assunto, assine o canal da Ignição Digital no Youtube e veja, em primeira mão, os meus vídeos.

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2 thoughts on “Marketing de Resultado: Como Construir sua Marca Enquanto Ganha Dinheiro”

  1. Onde eu assino?

    Incrível (ou inacreditável) como, mesmo eu tendo visto muito sobre o tema na faculdade durante quase 1 ano (duas cadeiras), nada disto naquela escola me pareceu tão simples e claro!

    Parabéns pela oportunidade de nos fazer compreender com tanta clareza e oferecer seus conhecimento a todo.

    Aguardando ansioso para o próximo Ignição Digital!

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