Para que Serve o Fluxo de Caixa Descontado

conheça o fluxo de caixa descontado

O fluxo de caixa descontado é o valor estimado de uma empresa com base nas perspectivas de faturamento futuras, os riscos que envolvem a atividade da empresa e o tempo decorrido para a realização dessa projeção.

Este cálculo é muito útil para estimar o real valor da sua empresa, baseado nas perspectivas futuras de faturamento do seu negócio. Ele mostra exatamente quais são os retornos esperados em um determinado período de tempo e permite que você tenha uma visão completa do valor do seu negócio.

O FCD funciona mais ou menos assim: é verificada a perspectiva de faturamento da sua empresa para os próximos cinco anos, por exemplo. Esses valores são somados para encontrar o potencial de faturamento. Deste valor potencial são descontados o tempo (5 anos) e o risco envolvido na sua atividade, que irá variar de acordo com uma taxa pré-estabelecida. Assim, é definido o valor da sua empresa no presente, com base no que ela vale hoje e no retorno que pode trazer no futuro.

Como funciona o fluxo de caixa descontado

O fluxo de caixa descontado é uma ferramenta muito útil para investidores e empreendedores que desejam vender a sua empresa ou adquirir um negócio já existente. A ferramenta também é importante para empreendedores iniciantes que desejam encontrar investimento através de um financiamento ou investidor anjo.

Para obter o valor correto, é preciso colocar em pauta quatro variáveis:

  • Estimativa de fluxo de caixa;
  • Taxa de desconto;
  • Valor residual;
  • Valor da empresa.

Estimativa de Fluxo de Caixa

A estimativa de fluxo de caixa é a projeção de faturamento e dos custos da sua empresa em um determinado período. Você pode estabelecer este prazo conforme os seus objetivos. Por exemplo, vamos supor que você está em busca de um investidor para a sua empresa. Você precisa mostrar para ele o quanto ele tem a ganhar investindo no seu negócio, não é mesmo?

Ou se você vai pedir um empréstimo ao banco, é necessário demonstrar que terá a capacidade de pagar as parcelas durante o contrato. Em ambos os casos, você pode estipular um prazo para fazer a projeção do faturamento.

Um investidor anjo pode precisar de uma estimativa para os próximos cinco anos, por exemplo, enquanto o banco desejará conhecer a sua projeção durante o período de pagamento do empréstimo, que pode ser de 24 meses, por exemplo.

Você vai precisar calcular o quanto espera faturar neste período e também os custos que envolverão o seu negócio no mesmo prazo. Estes números devem ser baseados na taxa de crescimento atual da sua empresa.

Taxa de desconto

Já a taxa de desconto é o valor que deve ser estabelecido com base nos riscos da atividade exercida pela sua empresa e também pelo custo médio ponderado de capital, ou seja, o quanto a sua empresa gasta para adquirir o próprio capital. Estes valores variam conforme a empresa, o segmento de mercado e as condições financeiras dos sócios. O contador é o profissional mais indicado para calcular esta taxa.

Valor residual

Depois é calculado o valor residual, ou seja, o valor dos bens e ativos do negócio no fim da sua vida útil. Imóveis, equipamentos e duplicatas são avaliados conforme o seu valor no momento final da sua vida útil. Por exemplo, ao calcular o valor de um carro que você tenha na sua empresa, é descontada a depreciação, ou seja a perda de valor que ele sofre ao longo do tempo. Estima-se assim, o valor de venda deste bem no futuro e não o seu valor atual.

Estes fatores são colocados em conjunto e assim é calculado o valor da sua empresa. Como as fórmulas são complexas e as variáveis são muito particulares de cada empresa, o mais recomendado é que o empreendedor faça este cálculo com a ajuda de um contador.

Gostou dessa dica? Que tal saber mais sobre o universo do empreendedorismo com novidades fresquinhas direto no seu e-mail? Assine a nossa newsletter gratuitamente para receber conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo, marketing digital, vendas e muito mais!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *