Plataforma EAD — Tudo Sobre a Solução Para Ensino a Distância

saiba como funciona a plataforma ead

A plataforma EAD é uma nova forma de ensinar e aprender. Por meio da internet, os professores podem dar aulas para milhares de alunos. Para quem utiliza esse sistema, há várias vantagens, como: não precisar se deslocar para dar as aulas, fazer a gestão pedagógica de maneira eficiente e muito mais. 

Essa forma de compartilhar conhecimento tem sido tão interessante que existem vários cursos nesse formato, desde aulas livres até especializações. Entenda mais sobre esse assunto!

Neste artigo você saberá: 

  • o que é uma plataforma EAD;
  • como funciona;
  • vantagens.

O que é uma plataforma EAD?

Por causa da popularização do ensino a distância, já existem vários tipos de plataforma EAD para quem pretende criar conteúdo digital. Isso significa que novos sistemas estão sendo produzidos e aperfeiçoados para facilitar a comunicação entre os educadores e os alunos. 

Uma plataforma EAD é um endereço digital onde o aluno, com login e senha, pode acessar os conteúdos do curso que deseja. Nesse ambiente virtual, é possível inserir vídeos, textos e até criar testes para avaliar o conhecimento. 

Esses sistemas também podem ser chamados de SGA (Sistema de Gestão Acadêmica), LMS (Learning Management System), LXP (Learning Experience Platform) ou AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). 

Como funciona uma plataforma de ensino a distância?

A plataforma EAD pode ser usada de várias maneiras. Em geral, as escolas e professores optam por disponibilizar aulas ao vivo e deixá-las armazenadas no sistema. Dessa forma, quem assiste à transmissão pode fazer perguntas. 

No entanto, se o aluno não tiver uma agenda fixa — como é o caso de muitos — ele pode reproduzir o conteúdo depois. O importante é oferecer a flexibilidade quanto ao horário do estudo, para que mais pessoas possam aprender. 

O sistema de aprendizagem pode ser hospedado localmente, isso é, na instituição que gera o conteúdo ou, ainda, na nuvem, em uma empresa parceira. Para escolher a melhor opção, é necessário que os educadores analisem as possibilidades e considerem os custos, as vantagens para os alunos e, é claro, as funcionalidades da plataforma. 

Dentro de um ambiente virtual de aprendizagem, você pode ter diversas aplicações. Veja só: 

  • grupos para que os estudantes possam trocar informações; 
  • salas de discussão; 
  • videoconferências; 
  • gestão educacional e financeira. 

Quais são as vantagens do ensino a distância?

O ensino à distância não para de crescer e motivos não faltam para isso. De acordo com pesquisa da Abed (Associação Brasileira de Educação à Distância), no período de 2017 a 2018, as matrículas para cursos on-line cresceram 17%. 

Seguindo essa tendência, o MEC (Ministério da Educação e Cultura) liberou, no fim de 2019, as universidades para terem até 40% da grade on-line, exceto nos cursos de Medicina. A mudança, portanto, trará um fluxo ainda maior para as plataformas EAD e ampliará o acesso a ensino superior. 

Mas, afinal, quais são as vantagens do ensino a distância? São várias, tanto para os educadores quanto para os estudantes. Confira!

Estudantes ganham flexibilidade

Por não precisar ir para um espaço físico, como escola ou universidade, os estudantes ganham a liberdade de decidir onde e quando querem estudar. Para muitos, que gastam mais de uma hora de locomoção, isso é uma grande vantagem. 

Além do mais, o estudo a distância também pode seguir o ritmo do aluno. Ele pode, por exemplo, parar uma aula para fazer exercícios ou fazer uma pausa. Essa comodidade não seria possível em um curso tradicional. 

Outro aspecto que tem levado muitas pessoas para o ensino EAD é o custo. Comparado às aulas presenciais, as on-line saem mais em conta, o que é um grande atrativo. 

Gestão pedagógica é facilitada

Para os profissionais da educação, a plataforma EAD também é bastante útil. A primeira importante vantagem é o custo, que é bem menor do que se tivesse que contratar uma equipe de tecnologia para montar um sistema. 

Além disso, os ambientes virtuais de aprendizagem oferecem diversas funcionalidades, incluindo aulas com publicação agendada, grande armazenamento para conteúdos e relatórios personalizados. 

Em um sistema como esse, os professores podem ter controle total do que irão ensinar e da presença dos alunos. Sem contar que é possível atingir um público muito maior do que se depende de um espaço físico.

Conclusão

A plataforma EAD chegou para mudar a maneira como a educação é vista. Por meio da internet, mais pessoas podem ter acesso a aulas e conteúdos de qualidade, sem gastar tempo com locomoção e a um custo menor. 

Por sua vez, as escolas podem aproveitar as funcionalidades desse sistema para alcançar mais estudantes, além de facilitar a gestão pedagógica. 

Quer saber mais sobre como os avanços tecnológicos podem trazer benefícios para o seu negócio? Continue na Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: acelerar o seu caminho até a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *