O Que é IoT

Saiba o que é IoT e onde aplicá-la

Você sabe o que é IoT? O termo vem do inglês (Internet of Things) e refere-se a Internet das Coisas. Esse conceito nos norteia diariamente e está inserido em muitos dos dispositivos que utilizamos.

Com a era digital e suas transformações, a forma de interação e as experiências dos consumidores mudaram, tornando o consumo diferente, assim como a forma das empresas lidarem com a concorrência e encontrar maneiras de otimizar custo e tempo. Com o uso da IoT, é possível garantir esses e outros aspectos.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir!

Entendendo o que é IoT

A Internet das Coisas é a comunicação realizada de máquina para máquina via internet. Essa interação compartilha dados e informações essenciais para o funcionamento de determinado material.

A conexão entre as máquinas permite expandir as formas de utilização e captação, alterando o modo como as pessoas interagem com o mundo. Um exemplo básico é o uso da tecnologia no setor automotivo, criando carros que já estacionam sozinhos ou que venham acompanhados de sensores capazes de analisar e avisar sobre manutenções preventivas.

A IoT costuma funcionar a partir de dispositivos ou sensores que tornam essa comunicação possível. Também é necessário um sistema de computação que vai analisar os dados recebidos, gerenciando as respectivas ações da qual aquele objeto está programado para realizar.

Dessa forma, é possível criar novas soluções, máquinas inteligentes, novas experiências e produtos bem mais completos, assim como otimizar tempo, diminuir custos, impulsionar vendas, entre outros.

Podemos enxergar essa modernização em diversos aspectos, como em nossa própria casa, facilitando atividades rotineiras, ou no âmbito empresarial e industrial, otimizando atividades, por exemplo.

Aplicações da IoT

Agora que você já sabe o que é IoT, chegou a hora de entender onde podemos aplicar essa tecnologia. São muitas as possibilidades, porém, separei algumas que merecem destaque. São elas:

  • • em casa, com portas que abrem automaticamente quando identificam que é você chegando e ligam o ar-condicionado na temperatura de sua preferência;
  • • nos eletrodomésticos, ajudando no concerto ao detectar e apontar ao técnico o real problema;
  • • nas vendas, com sensores que monitoram a condição e o uso dos produtos, prevenindo problemas e acionando quais peças ou sistemas precisam de reparo;
  • • na logística, com sistemas de comunicação e rastreamento de veículos de transporte e cargas;
  • • nas lojas de varejo, conectando-se e acompanhando os interesses dos consumidores, sabendo quais produtos e serviços estão procurando. Assim é possível personalizar o atendimento e deixá-lo mais certeiro.

Gostou de saber o que é IoT e onde ela está inserida? O futuro reserva muitas outras novidades e essa tecnologia só tem a crescer. Para se manter antenado nas novidades digitais e no mundo dos negócios, continue acompanhando o Ignição Digital e deixe seu comentário!

 

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *