E-mail marketing eficiente: 3 princípios para melhorar os seus títulos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o e-mail marketing continua sendo uma poderosa ferramenta de marketing. Mas, para fazer um e-mail marketing eficiente, é preciso prestar atenção a todos os elementos – inclusive o título.

Mas como fazer um título realmente cativante, que faça com que o público queira abrir e ler o seu e-mail até o final?

Continue lendo esse artigo e você verá:

A importância do e-mail marketing

O que é e como fazer a abordagem em “U”

As regras específicas do título de e-mail marketing

Por que confiança é a base de tudo

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Você também acha que o e-mail marketing morreu?

Muitas pessoas consideravam isso como fato consumado, mas ele continua aí, firme e forte – principalmente quando combinado com  mídias sociais e conteúdo.

Além disso, em muitos casos, ele continua sendo a melhor maneira de entrar nos nichos mais conhecidos e lucrativos.

Mas claro que, para isso, você precisa que o seus e-mails sejam lidos. E como tudo começa? Com o título do e-mail.

Quando se trata de e-mail marketing, o título funciona como o título de um conteúdo. A função é a mesma: atrair a atenção do leitor e garantir ao seu e-mail uma chance de ser lido.

Sendo assim, podemos dizer que as estratégias fundamentais usadas com os títulos também se aplicam aqui.

Mas é preciso lembrar que o contexto é diferente.

A boa notícia é que o e-mail lhe dá a oportunidade de ter um relacionamento especial com o leitor.

E é justamente esse relacionamento que fará com que suas mensagens sejam lidas, mesmo com títulos que não funcionariam como títulos de outros textos.

Para fazer um e-mail marketing eficiente, precisamos ver 3 fatores: a abordagem em “U”, as regras específicas do títulos de e-mail e a confiança do usuário.

Confira também Como fazer o seu e-mail ser aberto: descubra a frase mágica

 

1. A abordagem em “U”

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Na próxima vez em que você estiver escrevendo o título de um e-mail, experimente a abordagem em “U”:

  • Útil: a mensagem é valiosa para o leitor?
  • Ultra-específico: o leitor sabe o que está sendo prometido?
  • Único: a mensagem é surpreendente e convincente?
  • Urgente: o leitor sente necessidade de ler o e-mail imediatamente?

Se você quer convencer alguém de que vale a pena investir alguns minutos lendo a sua mensagem, é essencial que o título incorpore esse 4 elementos.

Feito isso, é hora de passar para as regras específicas dos títulos de e-mail.

 

 

2. As regras específicas

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Esses são os pontos relacionados especificamente ao título do e-mail que você precisa observar:

  • Identifique-se: desde o começo, as pessoas precisam saber rapidamente que você é uma fonte confiável. As melhores maneiras de fazer isso são sendo bem claro no campo “De” ou começar o título sempre do mesmo jeito.
  • Útil e específico primeiro: voltando à abordagem em “U”, procure focar no útil e ultra-específico, mesmo que precise abrir mão do único e urgente. Focando nos dois últimos, você corre o risco de ser confundido com spams.
  • Urgência, só quando for necessário: se todas as suas mensagens fora urgentes, no final das contas, nenhuma será urgente de fato. Use um título urgente apenas quando for necessário – por exemplo, quando houver um prazo ou uma ação a fazer logo.
  • Menos é mais: quanto mais “compacto” e simples for o seu título, melhor. Tente não deixar de ser útil e ultra-específico, mas tente comprimir essas características na promessa mais poderosa possível.

 

3. Confiança é tudo

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Conseguir convencer alguém a confiar em você o suficiente para lhe dar seu e-mail não é uma tarefa simples – e as pessoas estão cada vez mais desconfiadas.

Por outro lado, se você conseguir ganhar e nutrir essa confiança, as pessoas provavelmente lerão seus e-mails mesmo que os seus títulos sejam fracos.

Nesse estágio, confiança e consistência passam a ser mais importantes.

Naturalmente, se você aliar grandes títulos ao profundo relacionamento que o e-mail constrói, terá resultados muito melhores.

A dica é começar a estabelecer esse relacionamento já nos primeiros e-mails.

Quer ser “convidado” para a caixa de entrada do público? Você só precisa se esforçar para entregar além do valor esperado. Isso lhe transformará em um visitante querido, que sempre é convidado a voltar.

 

Recapitulando

Você aprendeu:

Por que o e-mail marketing ainda é importante

Como ser útil, ultra-específico, único e urgente

A importância de construir um bom relacionamento desde o começo

 

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