Como Equilibrar Alta Produtividade e Qualidade no Trabalho

como aliar produtividade e qualidade no trabalho

O sonho de todo empresário é aumentar a produtividade e qualidade da sua equipe, gerando mais resultados com menos custos. Contudo, todo sonho representa, também, um desafio. Equilibrar os dois fatores para fazê-los crescer juntos é uma missão delicada, que demanda planejamento e muita dedicação do empreendedor.

Antes de fazer com que a produtividade e a qualidade aumentem é preciso entender ambos os conceitos. A produtividade pode ser mensurada através de uma fórmula simples, onde você divide os resultados obtidos pela quantidade de recursos utilizados para a produção, como no exemplo:

Produtividade = Resultados / Insumos

Vamos supor que o seu negócio produza biscoitos recheados e que, da sua fábrica, saiam 500 biscoitos por dia. Você tem 20 funcionários dedicados à produção dos biscoitos. Desta forma a sua produtividade por funcionário seria a seguinte:

CLIQUE e baixe o ebook!

P= 500/20

P= 25

Ou seja, cada funcionário produz, em média, 25 biscoitos diariamente. Para aumentar esta produtividade diária, muitos empreendedores podem tentar estabelecer uma meta de produção, pedindo para que cada um dos seus funcionários passe a fazer 30 biscoitos por dia.

No entanto é preciso aliar a isso à qualidade no trabalho, pois não adianta que cada funcionário aumente a sua produção em 50% e ter uma rejeição de 40%. Por isso, o maior desafio do empreendedor é combinar os dois fatores: produtividade e qualidade.

Como combinar produtividade e qualidade no crescimento da empresa

O segredo para combinar o aumento da produtividade com a melhora da qualidade enquanto a sua empresa cresce é preciso que você invista tempo e recursos em planejamento, pois quanto mais controlado e gradual for este processo, mais garantias você tem de manter as duas características. Você consegue fazer isso seguindo algumas dicas:

Utilize um método de gestão

Existem diversos métodos para gerenciar a produtividade com mais qualidade. É o caso do 5w2h, que busca gerenciar todos os processos envolvidos no cumprimento de uma determinada atividade.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Defina as metas de crescimento de forma estratégica

Para estabelecer uma meta de crescimento na produção e ainda assim manter a qualidade do seu produto final é necessário fazer isso de forma estratégica. Estude qual é a capacidade da sua equipe em produzir mais, estabeleça lideranças e acompanhe a produção de perto, pelo menos no início, assim você conseguirá entender de que maneira o negócio pode crescer.

Use indicadores objetivos

Outro ponto primordial para equilibrar o aumento de produção com a qualidade no trabalho é a adoção de indicadores de desempenho e métricas de qualidade objetivas. Assim você poderá acompanhar a evolução do seu negócio e da sua equipe de forma correta.

Gostou dessas dicas? Assine a nossa newsletter e receba novas sacadas sobre empreendedorismo digital e marketing.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *