Definir metas: A Regra das 3 Metas

Definir metas - Ignição Digital

As metas estão presentes em nosso projetos pessoais e profissionais e servem como uma “direção” a ser seguida quando queremos alcançar nossos objetivos. No entanto, nem sempre conseguimos definir metas com eficiência e isso impacta diretamente no sucesso do que nos propomos a fazer.

Mas existe uma maneira eficiência de definir as metas. Quer saber como? Nesse artigo eu conto tudo.

Se você perder confiança em sua capacidade o jogo vai ficar muito mais difícil.

banner-ignicao-2-dicas7

Por que não conseguimos definir metas?

Você, muito provavelmente, já deve ter passado por alguma situação que tenha te feito pensar: “Não vale a pena, não está dando resultado, vou desistir”. Isso acontece em todas as esferas de nossas vida, mas você já parou para pensar por que esses objetivos não foram alcançados?

Existem algumas respostas possíveis como a procrastinação, a falta de foco ou até mesmo pouca habilidade para resolver problemas, entre outros.

Existem alguns itens que podem ser os responsáveis por esse problema. Que tal saber como identificá-los?

Definindo metas erradas

Se você tem – ou teve – problemas em alcançar os objetivos que traçou, pode ter certeza que suas metas têm uma grande parcela de culpa. Eu mesmo, em um momento de mina vida só errava. Por isso, deixava de alcançar várias metas.

Foi então que conhecia a Regra das 3 Metas.

A Regra das 3 Metas

Se você tem um projeto (pessoal ou profissional), é possível estipular 3 metas de níveis diferentes, que te ajudarão a evoluir e cumprir melhor o prazo de todos os seus objetivos. Um passo importante para quem precisa definir melhor as metas.

O ideal é que você defina três pequenas metas que te ajudarão a chegar o seu principal objetivo.

Primeira meta

Ela serve para você perceber que começou o projeto que você estava empenhado para fazer. Por exemplo, se seu objetivo é se tornar referência em uma área de atuação, o primeiro passo é procurar um curso na área ou listar aqueles que mais te interessam.

É uma forma de lembrete que mostra o resultado do primeiro passo.

Segunda meta

A segunda meta deve ser algo que, quando concluído, faça você dizer: nossa, realizei um ótimo trabalho. Seguindo o exemplo acima, quando você termina o curso selecionado, por exemplo.

Terceira meta

A terceira e última meta precisa ser difícil. O nível de qualidade exigido para a conclusão desta meta deve ser excepcional. Ela será o ápice do seu projeto e pode englobar até mesmo sonhos que você acredite que são impossíveis de realizar. Como, por exemplo, se tornar especialista na sua nova área de atuação ou conseguir o emprego na empresa que mais tem representativa no mercado para o qual se preparou.

Veja também: Vídeo Hero e o Poder dos Vídeos

Por que definir metas?

Metas bem definidas, com uma divisão no estilo da Regra das 3 Metas, ajudam consideravelmente o desenvolvimento pessoal e profissional. Um bom exemplo  são os níveis de habilidade em artes marciais.

No karatê, por exemplo, o iniciante começa com uma faixa branca, depois segue para outra cor, depois mais outra, até que, depois de passar por algumas cores, ele consegue a faixa preta. Agora, imagine como seria se fossem somente duas faixas: branca e preta. Quantos anos ele teria que esperar para se sentir subindo degraus de habilidade?

O papel das metas bem definidas é exatamente esse: mostrar progressão para que a pessoa veja o quanto ela está evoluindo ao exercer as atividades necessárias para chegar ao seu objetivo final.

Regras mal definidas atrapalham, fazem você querer desistir e vão arruinar o seu projeto. Defina bem suas metas, utilizando algum tipo de progressão entre elas. Se você não tem ideia de como fazer, aplique a Regra das 3 Metas e nos conte o resultado nos comentários.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

10 thoughts on “Definir metas: A Regra das 3 Metas”

  1. Bacana você ter apresentado as Metas dessa maneira, assim você joga o jogo sem perder de vista e também faz um acompanhamento se está fácil, tangível ou se precisa apertar mais a corda. Abraços e Sucesso na sua caminhada. Valeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *