Como Planejar o Financeiro de uma Empresa

como planejar o setor financeiro de uma empresa

O setor financeiro de uma empresa é o centro de todas as atenções em tempos de crise, deste modo é importante que os empreendedores iniciantes criem um bom planejamento para esta área da empresa para enfrentar a turbulência.
Planejar é uma forma de se antecipar às tendências futuras e estar preparado quando estas disposições se concretizarem, por isso é essencial que você separe uma parte do seu dia para se dedicar a isso, pois o plano financeiro deve ser feito com calma e concentração.

Crie um calendário financeiro

Já que é preciso estar preparado para os acontecimentos financeiros, nada melhor do que criar um cronograma com as ações necessárias para o setor. Você pode incluir neste planejamento todas as ações financeiras relacionadas com os seus custos fixos, as datas prováveis de recebimento das receitas e verificar como o caixa do seu negócio se comportará neste período. Assim você poderá ter uma boa noção de como as suas contas variam ao longo do tempo.

Faça uma auditoria das suas contas

O próximo passo é diagnosticar a situação atual do seu negócio. Descubra como é o momento presente das finanças do seu negócio colocando em uma planilha todos os seus gastos, receitas, dívidas, impostos e valores a receber.
Verificar cada aspecto das suas finanças pode ser um instrumento poderoso para diagnosticar possíveis problemas, como o desperdício de recursos, clientes devedores e outros aspectos que podem estar prejudicando a saúde financeira do seu negócio. É importante que o administrador desta área tenha em seu DNA a vocação para cortar custos e fazer ajustes inteligentes.

Estabeleça metas para o setor financeiro

Com seu cronograma montado e o diagnóstico feito, é possível que você já saiba, mais ou menos, onde quer chegar. Este é o momento de criar as suas metas para o próximo mês, semestre e ano. Você deve projetar ambos os aspectos da sua vida financeira: o faturamento e as despesas. Crie metas que possibilitem o equilíbrio das receitas e despesas e ainda possibilitem uma margem de crescimento para o seu negócio.

Projete diferentes cenários

A incerteza sobre o futuro é uma das principais características das crises econômicas, por isso é importante abrir a possibilidade para diversos cenários, tanto os favoráveis como os desfavoráveis. Já ouviu aquele ditado: ‘deseje o melhor, mas prepare-se para o pior’. Vale muito para o planejamento financeiro em tempos de crise econômica e incertezas políticas, como o que acontece no país.
Quer mais dicas sobre planejamento financeiro? Assine a newsletter do Ignição Digital.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *