Como Ter Controle Financeiro Pessoal

Melhore o seu controle financeiro pessoal com as nossas dicas

Uma das principais dificuldades que as pessoas encontram para se organizar financeiramente é ter e manter um controle financeiro pessoal constante. Isso acontece porque muitas vezes é difícil encontrar a disciplina necessária para seguir o planejamento e anotar toda a sua movimentação financeira.

Ter controle sobre as finanças é a forma mais eficaz de garantir a saúde das suas contas e a realização dos seus objetivos. Para conseguir é preciso que você saiba o quanto ganha, o quanto gasta e o quanto poupa todos os meses.

Por onde começar?

O primeiro passo para ter controle financeiro pessoal é anotar todas as suas receitas. Você deve listar absolutamente todas as suas fontes de renda. Pode incluir: salário, aluguéis, remuneração de trabalhos pontuais, como é o caso dos profissionais freelancers, rendimentos com juros, receitas com vendas de produtos e serviços, pró-labore, enfim, todo tipo de dinheiro que entra na sua conta todos os meses. Não se esqueça de contabilizar as receitas esporádicas quando vierem, como a restituição de impostos, bônus e comissões, participação nos lucros e etc.

Controle os seus gastos

Depois de saber exatamente o quanto você ganha por mês é hora de descobrir para onde vai este dinheiro. A única forma de fazer isso é anotando absolutamente todos os seus gastos.
Eu sugiro que você escolha o método mais portátil possível para fazer isso. Pode ser um aplicativo no celular ou um caderninho que você possa guardar no bolso e levar sempre com você. O importante é que o método escolhido seja prático, para que você não se esqueça de registrar os gastos diários porque não tinha como fazer isso na hora. Registre tanto as contas essenciais quanto os gastos supérfluos, como o cafezinho após o almoço, ingresso do cinema e etc.

Crie uma planilha para o seu controle financeiro pessoal

Com todos os dados em mãos é hora de você cruzar informações. Organize em uma planilha, ou em qualquer outra plataforma de sua preferência, os resultados das suas anotações. Divida os dados por categorias, assim ficará mais fácil descobrir qual área da sua vida representa um impacto maior nas suas finanças.
Fazendo isso você pode descobrir que gasta muito com alimentação fora de casa, por exemplo, ou que o pagamento de taxas de serviços que você raramente usa tem um grande impacto sobre o seu orçamento. É importante que você faça uma investigação criteriosa neste momento para que possa ver onde são necessários ajustes.

A importância de poupar

Um bom controle financeiro pessoal precisa prever uma quantia mensal de poupança. Guardar dinheiro é uma forma de garantir a sua segurança financeira para momentos de dificuldade, pelos quais todos passamos na vida, e também para atingir os seus objetivos de maneira mais fácil.
Se inscreva na nossa newsletter para receber mais sacadas sobre finanças pessoais, empreendedorismo e marketing digital. Basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado nesta página.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *