Como Abrir Uma Microempresa: as Perguntas Mais Frequentes

aprenda como abrir uma microempresa

Os empreendedores que iniciam seus negócios digitais precisam formalizar as suas empresas em um determinado momento do negócio. Alguns optam pelo MEI – Microempreendedor Individual, porém nem todos os tipos de empresa podem se enquadrar nesta modalidade de negócio por causa de algumas restrições do governo. Para elas o melhor é descobrir como abrir uma microempresa.

Quais são os critérios para abrir uma microempresa?

Mesmo as microempresas precisam cumprir uma série de requisitos para que possam se enquadrar nesta modalidade. Não podem ser negócios com faturamento anual acima de R$ 244 mil, empresas de compra e venda de imóveis e de profissões que precisam de habilitação especial, como é o caso de clínicas médicas e escritórios de advocacia, por exemplo.

Qual é a documentação necessária para criar uma microempresa?

Empreendedores interessados em abrir uma microempresa precisam ter um contrato social registrado em cartório, registro na Junta Comercial do seu estado, CNPJ  e Inscrição Estadual. Também é muito importante que os empreendedores procurem as informações em seus municípios sobre alvará de funcionamento e as licenças necessárias para o funcionamento da sede da empresa.

Como é registrada a razão social da minha microempresa

A razão social é o nome oficial do seu negócio, que é diferente do nome fantasia (marca) da empresa. A razão social precisa incluir uma breve descrição da natureza do negócio e ser seguida pela sigla ME. Seguindo este critério uma empresa digital poderia ter a seguinte razão social: Empresa X Negócios de informação Digital – ME.

Quais são as principais vantagens ao optar por abrir uma microempresa?

Microempresas podem optar pelo regime tributário Simples Nacional, onde alguns impostos são cobrados de maneira unificada e com desconto. Esta modalidade não é tão econômica ou simples de fazer como MEI, mas oferece muitos descontos em relação a outras modalidades tributárias, como empresas de pequeno porte, médias empresas e empresas individuais.

O que mais é necessário para o funcionamento da minha microempresa?

Quem abre uma microempresa tem a obrigação de contratar um contador profissional ou uma empresa especializada para registrar os dados financeiros e contábeis do negócio. Também é necessário que a empresa se cadastre na Caixa Econômica Federal para fazer o pagamento do FGTS aos seus funcionários.

Você gostou destas dicas sobre como abrir uma empresa e gostaria de saber mais sobre empreendedorismo digital e outras modalidades de negócio? Cadastre o seu e-mail no campo destacado nesta página e receba sacadas exclusivas e dicas diretamente na sua caixa de mensagem.

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *