Como Abrir uma Empresa de Prestação de Serviços?

como abrir uma empresa de prestação de serviços

Nos últimos anos, muitas pessoas apostaram na abertura de empresas de prestação de serviços. O processo é tecnicamente descomplicado, mas é necessário estar atento aos critérios existentes. Saiba o passo a passo de como abrir uma empresa de prestação de serviços e tire todas as suas dúvidas!

Entenda o que é uma empresa de prestação de serviços

Antes do passo a passo da abertura de uma empresa de prestação de serviços, vamos entender o conceito e aplicação dessa modalidade. Toda empresa de prestação de serviços é de natureza jurídica (PJ). Isso significa que a principal característica é a obrigação de fazer algo a alguém mediante remuneração.

A modalidade atrai muitas pessoas, já que é impossível o vínculo empregatício entre contratante e prestador de serviços. Como a prestação de serviços se trata de Pessoa Jurídica, não existe a geração de encargos como o FGTS, por exemplo.

Faça um planejamento completo

Eu sempre costumo falar aqui e não custa nada repetir, o sucesso de um negócio depende muito do planejamento que é feito. Sem planejamento, em poucos meses, é bem provável que as finanças desequilibrem, os funcionários desacreditem do sucesso da empresa e será necessário desistir do grande sonho do próprio negócio. Por isso, antes de tomar qualquer decisão precipitada, planeje-se!

Gaste horas e dias, se preciso, para definir uma estratégia de negócio. Verifique valores disponíveis, necessidades de contratar terceiros, etc.

Se você trabalha e está pensando em largar tudo para investir em uma empresa de prestação de serviços, vai com calma! Lembre-se que, para colher bons frutos, as sementes precisam de tempo para crescer.

Resolva as questões burocráticas

Para saber como abrir uma empresa de prestação de serviços é necessário se atentar às questões burocráticas:

Primeiro Passo: consultar a viabilidade antecipada da implantação de sua empresa no município. Esse processo é via REGIN feito na Junta Comercial.

Segundo Passo: em seguida, será necessário elaborar o contrato social. Concomitantemente, é preciso dar entrada no CNPJ. Os custos desses serviços variam de acordo com tipo de prestação.

Terceiro Passo: após a liberação do contrato social, CNPJ e inscrição estadual, deve-se providenciar o registro da empresa na prefeitura para requerer o Alvará de Funcionamento e, se for o caso, o Sanitário. Quando a empresa possui a inscrição municipal, está apta para funcionar regularmente.

Quando o MEI é indicada?

Hoje em dia, uma alternativa bastante eficiente para quem está iniciando no empreendedorismo é abrir uma empresa como MEI (Microempreendedor Individual). Os impostos têm custos baixos e o valor não sofre alterações. Nesse post, eu explico melhor sobre como funciona o empreendedorismo individual.

Agora que você já sabe como abrir uma empresa de prestação de serviços, que tal dar o primeiro passo para o sucesso do seu negócio? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! E, claro, continue acompanhando o portal Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

2 thoughts on “Como Abrir uma Empresa de Prestação de Serviços?”

  1. Bom dia!
    Estou, analisando em começar um negocio de prestação de serviço, precisamente em jardinagens, com abertura para roçadas, limpeza de piscina, manutenção de casas, partes elétricas e hidráulicas .

    Como vocês podem me instruir neste ramo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *