Como Abrir uma Empresa de Prestação de Serviços?

como abrir uma empresa de prestação de serviços

Nos últimos anos, muitas pessoas buscaram entender como abrir uma empresa de prestação de serviços. Esse tipo de negócio é caracterizado por obter lucros única e exclusivamente pela prática de fazer algo para alguém. Ou seja, neste caso, o produto é um serviço.

O processo é tecnicamente descomplicado, mas é necessário estar atento aos critérios existentes. Ao longo deste artigo você vai aprender:

  • – o que é uma empresa de prestação de serviços;
  • – como se planejar para começar a empreender;
  • – como abrir uma empresa de prestação de serviços passo a passo;
  • – quando devo utilizar o MEI?

O que é uma empresa de prestação de serviços

Antes do passo a passo de como abrir uma empresa de prestação de serviços, vamos entender o conceito e aplicação dessa modalidade. Toda empresa de prestação de serviços é de natureza jurídica (PJ).

Isso significa que a principal característica é a obrigação de fazer algo a alguém mediante remuneração. O produto, como já citamos, é de fato um serviço prestado.

A modalidade atrai muitas pessoas, já que é impossível o vínculo empregatício entre contratante e prestador de serviços. Como a prestação de serviços trata-se de Pessoa Jurídica, não existe a geração de encargos como o FGTS, por exemplo, o que acaba sendo bastante atrativo do ponto de vista fiscal, pensando em impostos diretos, por exemplo.

Como se planejar para começar a empreender

O sucesso de um negócio depende muito do planejamento que é feito. Sem planejamento, em poucos meses, é bem provável que as finanças desequilibrem, os funcionários desacreditem do sucesso da empresa e será necessário desistir do grande sonho do próprio negócio.

Por isso, antes de buscar saber como abrir uma empresa de prestação de serviços e tomar qualquer decisão precipitada, planeje-se!

Gaste horas e dias, se preciso, para definir uma estratégia de negócio. Verifique valores disponíveis, necessidades de contratar terceiros, etc.

Se você trabalha e está pensando em largar tudo para investir em uma empresa de prestação de serviços, vai com calma! Lembre-se que, para colher bons frutos, as sementes precisam de tempo para crescer.

O primeiro passo é criar um plano de negócio bem estruturado. Só assim é possível validar a sua ideia. Não se precipite. Converse com um contador e, se necessário, com um paralegal para entender que tipo e porte de empresa será o mais adequado para seu modelo de negócio.

Como abrir uma empresa de prestação de serviços passo a passo

Como Abrir Uma Empresa de Prestação de Serviços?

Para saber como abrir uma empresa de prestação de serviços é necessário se atentar às questões burocráticas:

Primeiro Passo: consultar a viabilidade antecipada da implantação de sua empresa no município. Esse processo é via REGIN feito na Junta Comercial.

Segundo Passo: em seguida, será necessário elaborar o contrato social. Além disso, é preciso dar entrada no CNPJ. Os custos desses serviços variam de acordo com tipo de prestação.

Terceiro Passo: após a liberação do contrato social, CNPJ e inscrição estadual, deve-se providenciar o registro da empresa na prefeitura para requerer o Alvará de Funcionamento e, se for o caso, o Sanitário. Quando a empresa possui a inscrição municipal, está apta para funcionar regularmente.

Quando devo utilizar o MEI?

Hoje em dia, uma alternativa bastante eficiente para quem está iniciando no empreendedorismo é abrir uma empresa como MEI (Microempreendedor Individual).

Os impostos têm custos baixos e o valor não sofre alterações. Procure entender como funciona o empreendedorismo individual para saber se essa é uma boa opção para atingir os seus objetivos.

Conclusão

Ao longo deste artigo você aprendeu que uma empresa de prestação de serviços nada mais é do que uma organização que, ao invés de oferecer um produto para seus clientes, oferece um serviço a ser prestado.

Além disso, você também conheceu o passo a passo legal para quem quer saber como abrir esse tipo de empresa, mas antes viu que é preciso se planejar e montar um plano de negócio.

Agora que você já sabe como abrir uma empresa de prestação de serviços, que tal dar o primeiro passo para o sucesso do seu negócio? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! E, claro, continue acompanhando a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: acelerar o seu caminho até a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

6 thoughts on “Como Abrir uma Empresa de Prestação de Serviços?”

  1. uma dica, pra quem é jardineiro, que cuide do jardim, concorrencia mais ou menos, poluiçao visual ja tem muito por ai, se pois bem isso é o que “nos” destaca.

  2. Olá! Estou me programando para abrir uma empresa no seguimento de Tercerizada de prestação de serviços tipo segurança patrimonial, portaria, limpeza, limpeza pós obra, manutencista, jardinagem, elétrica, e manutenção em piscinas.,. Como que ficaria a razão social e como vocês poderiam está me orientando nesse negócio.. obrigado

  3. Já sou um mei, conseguir um serviço de mão de obra: teicerizar serviços de dois funcionários que contratei para prestar o serviço para minha contratante.
    Agora estou precisando alterar para ME, por que como MEI, não posso terceirizar os serviços! Sem contar que por enquanto eu não altero para ME, estou sem prestar o serviço.

  4. Bom dia!
    Estou, analisando em começar um negocio de prestação de serviço, precisamente em jardinagens, com abertura para roçadas, limpeza de piscina, manutenção de casas, partes elétricas e hidráulicas .

    Como vocês podem me instruir neste ramo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *