Por que você deve fazer o planejamento financeiro do seu negócio digital

Aprenda a fazer o planejamento financeiro da sua empresa

Eu já vi milhares de empreendedores falharem na missão de criar negócios digitais de sucesso por uma simples razão: negligenciar o planejamento financeiro.

Um bom planejamento financeiro é essencial para que você saiba exatamente o quanto está investindo, o quanto está ganhando e se essa relação apresenta lucro ou prejuízo. Investir o seu tempo para criar este plano trará mais resultados para o seu negócio. Você pode ter certeza!

O que você ganha fazendo o planejamento financeiro da sua empresa

Fazer um bom plano financeiro para o seu negócio garante uma série de benefícios. O primeiro deles é ter um diagnóstico preciso da situação atual da sua empresa. Listar todas as despesas e todas as entradas de dinheiro irá mostrar o quanto a sua empresa gera de lucro, se há algum desperdício de recursos, quais são as oportunidades de melhoria e também os pontos fracos do seu orçamento.

Também é importante ter um bom plano financeiro para prever o cenário futuro do seu negócio. Você poderá, através do seu planejamento, descobrir quais riscos está disposto a correr  e quais investimentos poderá fazer. Também poderá verificar qual é a vulnerabilidade do seu negócio frente a uma situação desfavorável e elaborar um plano de ação para neutralizar esta tendência.

Por fim, com o planejamento em mãos você pode estabelecer metas de crescimento para a sua empresa de maneira muito mais precisa e eficiente. Com ele é possível visualizar qual é a taxa de retorno dos investimentos feitos e programar os valores que serão destinados ao reinvestimento, mostrando qual é a real capacidade de crescimento da empresa.

Como fazer um bom planejamento financeiro

A primeira coisa a ser feita é diagnosticar a situação atual do seu negócio. Liste sistematicamente os seus custos de produção, as despesas envolvidas na divulgação e venda dos seus produtos e serviços, gastos com estrutura e funcionários, pró-labore dos sócios, gastos com juros e multas, etc.

Liste também todos os valores referentes às receitas provenientes da venda de produtos e serviços, retornos sobre investimentos financeiros e quaisquer outras fontes de renda disponíveis para o seu negócio.

Comparando os dois dados, você conseguirá ter uma ideia ampla de qual é a situação atual da sua empresa. A partir disso você conseguirá fazer projeções de como será o futuro de curto e médio prazo.

Seja conservador ao fazer esta projeção, sempre pensando nos riscos do negócio e nos imprevistos que podem aparecer no caminho. O ideal é que você tenha em mente o que é um cenário péssimo, onde as receitas sejam suficientes somente para a sobrevivência da empresa, o cenário normal, com a presença do lucro esperado pela companhia e um cenário excelente, cujas expectativas de ganho ultrapassem todas as necessidades da empresa.

Após a identificação de todos os cenários possíveis, você pode começar a estabelecer metas e planos de ação que contemplem estes cenários. Você pode criar uma margem para reinvestimentos, ou seja, destinar uma porcentagem do lucro da empresa para financiar seu próprio crescimento. Pode criar um fundo de emergência, guardando uma parte das receitas mensais para os momentos de crise e assim por diante.

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