O Que Você Precisa Saber Sobre Contrato de Confidencialidade

O Que Você Precisa Saber Sobre Contrato de Confidencialidade

Você, como jovem empreendedor, deve saber que existem casos em que certas informações de uma negociação exigem sigilo ou até mesmo de um documento que rege um acordo entre duas partes, mesmo que de serviço. É nestes momentos que deve ser feito um contrato de confidencialidade.

Sabe o que é? Já fez ou assinou um? Aqui nada é confidencial, então aproveite este artigo e conheça mais sobre isso com as informações que separei para você.

O que é o contrato de confidencialidade?

Conhecido também como NDA, do inglês “Non Disclosure Agreement”, que significa “acordo de sigilo”, o contrato de confidencialidade é um documento reconhecido juridicamente por meio do qual duas ou mais partes entram em consenso sobre manter informações parcial ou totalmente em segredo somente para os que assinarem.

Muitas empresas ainda não conhecem a importância de um contrato como este. Ao contrário do que se pensa, ele pode ser a salvação de um negócio diante de um vazamento de informações, e até pode evitá-lo caso venha à tona a tempo de agir.

O que minha empresa ganha com um contrato de confidencialidade?

Primeiramente, terá total segurança sobre aquilo que considera somente seu e/ou de seus sócios. Isso é primordial, principalmente em um negócio novo com uma ideia de negócio genial em mente!

Imagine que você teve a sacada do século e irá colocá-la em ação ao abrir uma empresa. É de extrema necessidade que você firme um acordo como esse com as partes envolvidas na criação, divulgação e com quaisquer outros pontos que toquem o contato direto com o produto ou patente relacionados.

Além disso, diante de um contrato de confidencialidade, é possível punir quem quebrar as regras, o que seria impossível se, assim como diversos empreendedores, você somente fechasse acordos verbais.

Se alguém inserido no contrato vazar qualquer informação, por qualquer motivo, você poderá tomar medidas legais com total respaldo do contrato! Percebe a importância?

Posso fazer um contrato de confidencialidade?

Qualquer pessoa ou empresa, mesmo no caso de prestação de serviços, pode requerer da outra parte relacionada a assinatura de um contrato como este. Ele pode ser feito entre:

  • 1. pessoas de direito público ou privado;
  • 2. empresa e prestador de serviço (como freelancers);
  • 3. empresas (duas ou mais);
  • 4. startup e diferentes tipos de investidores;
  • 5. empresa e empregado;
  • 6. agência e cliente.

O contrato pode ser:

  • • unilateral: somente uma das partes tem informações sobre as quais quer sigilo;
  • • bilateral ou mútuo: todas as partes envolvidas querem segredo sobre suas informações;
  • • multilateral: relaciona-se a diferentes graus de comprometimento dependendo da parte.

Gostou de saber mais sobre como manter sua empresa segura com um contrato como esse? Confira mais artigos no Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *