Como Usar o Prazo Médio de Recebimento?

como-usar-o-prazo-medio-de-recebimento

O prazo médio de recebimento (PMR) é um índice que auxilia muito na sustentabilidade financeira do seu negócio, pois ajuda no equilíbrio do saldo de caixa. É um modo de melhorar as finanças da sua empresa, já que se trata de uma espécie de acordo de prazo para pagamento de contas. Neste artigo você vai saber como usar o prazo médio de recebimento e outras informações, como:

  • – o que é o prazo médio de recebimento;
  • – como usar o prazo médio de recebimento e qual sua importância;
  • – quais são os cuidados necessários ao adotar o PMR;
  • – como calcular o PMR.

O que é o prazo médio de recebimento?

Para saber como usar o prazo médio de recebimento, precisamos primeiro entender do que se trata.

O PMR nada mais é do que um indicador financeiro, onde é previsto o prazo para suas vendas darem retorno. Ou seja, é o tempo que leva, em dias, entre a venda e o efetivo recebimento de dinheiro.

Com ele, é possível saber em quantos dias uma empresa pagará suas duplicatas (espécie de título de crédito), facilitando o melhor controle do fluxo de caixa e também as necessidades do capital de giro.

Com esse índice é possível mensurar e identificar em quantos dias a empresa paga suas duplicatas, o que permite equilibrar melhor o fluxo de caixa e compreender a necessidade de capital de giro — finanças necessárias para um negócio arcar com suas despesas e ainda conseguir manter suas atividades de forma sustentável.

Como usar o prazo médio de recebimento e qual sua importância?

Depois de entender melhor o que é prazo médio de recebimento, é interessante saber também quais os benefícios que esse cálculo leva para uma empresa.

Oferecer concessões de crédito aos clientes é uma ótima maneira de incentivar as compras e alavancar as vendas. Entretanto, o empreendedor tem de lidar com a gestão de risco de crédito, o que pode causar problemas ao fluxo de caixa da empresa.

Além disso, com essa informação em mãos, o empreendedor já sabe melhor como calcular os juros a pagar aos fornecedores ou a receber de clientes.

Quais são os cuidados necessários ao adotar o PMR?

Ao adotar políticas que permitam o prazo médio de recebimento de vendas, além de entender o que é prazo médio de recebimento, a empresa deve analisar se esse prazo está de acordo com a média mais viável para o fluxo de caixa desejado, e se haverá necessidade de capital de giro.

É importante perceber também que, dependendo do tipo de negócio e segmento que a empresa atua, os prazos médios de recebimento podem variar — como em uma loja de departamento, por exemplo, que comercialize desde itens alimentícios, com prazo curto de recebimento, ou seja, à vista, e ao mesmo tempo venda eletrodomésticos a prazo.

Por fim, é possível tomar algumas medidas para diminuir os riscos de um prazo médio de recebimento muito alto, confira:

  • – negocie prazos melhores com os fornecedores, de forma que equilibre seu prazo de pagamento;
  • – crie campanhas de incentivo para pagamentos à vista ou antes do final do prazo, no caso de compras no crediário;
  • – tente controlar a inadimplência.

O intuito é que o empreendedor alcance o maior equilíbrio possível entre o prazo médio de recebimento e o prazo médio de pagamento.

Como fazer os cálculos de PMR?

O prazo médio de recebimento é calculado da seguinte forma:

PMR = Total a Receber x 360 / Total da Receita Operacional Bruta (durante um ano)

Comentamos que o índice de PMR permite compreender a necessidade de capital de giro. Por isso, para entender como usar o prazo médio de recebimento da melhor forma, é preciso saber como calcular a necessidade de capital de giro (NCG) do seu negócio.

Esse indicador mostra o quanto de capital de giro sua empresa precisa ter para manter as atividades em perfeita ordem de funcionamento, desde compra, venda e produção até pagamentos de fornecedores e funcionários.

A melhor forma de calcular a necessidade de capital de giro é recorrer aos balancetes patrimoniais, utilizando a seguinte fórmula:

NCG = Contas a Receber + Estoque – Contas a pagar

Caso o valor da NCG seja negativo, significa que os recursos devem ser retirados de fontes externas, como empréstimos.

Conclusão

Neste artigo você conseguiu entender o que é e como usar o prazo médio de recebimento para manter a saúde financeira do seu negócio. Isso porque, na administração de uma empresa, toda informação é necessária.

Além disso, agora você poderá realizar os cálculos e estar mais preparado para organizar as finanças da sua empresa com esses indicadores, principalmente no que se refere a previsão de gastos.

Continue consumindo conteúdos cheios de dicas como esse, acompanhando a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: acelerar o seu caminho até a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

One thought on “Como Usar o Prazo Médio de Recebimento?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *