4 Passos Para Criar PDI – Plano de Desenvolvimento Individual

saiba como criar um pdi plano de desenvolvimento individual

O desenvolvimento de um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) é uma ótima maneira de conseguir visualizar e estabelecer melhorias e aperfeiçoamento de habilidades que possibilitam a ascensão profissional de um indivíduo. Quer saber como criar esse tipo de programa? Confira algumas dicas que separamos neste artigo e tenha sucesso com seus resultados!

O que é PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)?

Resumidamente, podemos dizer que PDI pode ser denominado como um planejamento que pode ser utilizado como uma ferramenta para auxiliar gestores a identificarem as características e melhorem talentos dos seus funcionários. Além de ter o conhecimento mais amplo em relação às características de cada profissional, com o plano de desenvolvimento individual é possível alinhar as expectativas entre a empresa e o colaborador.

Na hora de traçar um plano de desenvolvimento individual, é essencial traçar necessidades atuais e futuras. Quando bem estruturado, são visíveis os benefícios duradouros para empresa. Além dos colaboradores ficarem mais capacitados e disponíveis para encarar novos desafios. Alguns outros benefícios são:

  • maior expectativa de crescimento profissional;
  • melhores resultados e metas alcançadas;
  • reconhecimento de profissionais talentosos;
  • retenção de profissionais.

Passo a passo para criar um PDI de sucesso

Desenvolver um Plano de Desenvolvimento Individual que possibilite bons frutos, tanto para os colaboradores como para empresa em questão é o objetivo principal das estratégias traçadas. Para isso, acompanhe os passos que separamos para guiar o estabelecimento de ações:

1. Estabeleça quais são as metas e objetivos do PDI

CLIQUE e baixe o ebook!

Pode parecer óbvio, mas as ações traçadas pelo plano de desenvolvimento individual tem deve ser baseado de acordo com metas prioritárias que devem ser alcançadas. Por isso, é preciso elencar quais são os principais objetivos organizacionais e associa-los com as expectativas de cada colaborador.

2. Análise o potencial do profissional

Para o desenvolvimento de um  PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) eficiente, é essencial compreender as habilidades e dificuldades de cada colaborador. O ideal é que a avaliação do profissional seja feita por um especialista em recursos humanos. Com uma análise eficiente, é possível enxergar os principais pilares que devem constituir as ações de desenvolvimento.

3. Estabeleça melhorias

Após analisar as características mais marcantes e representativas do colaborador, chegou o momento de estabelecer quais devem ser as melhorias. Para isso, relaciona quais são os pontos forte e fracos do profissional. Ao elencar quais são as necessidades, será traçado um plano com foco em melhorias contínuas, além de valorizar os aspectos que diferenciam as habilidades do colaborador.

4. Os resultados

Ao longo do processo do plano de desenvolvimento, é essencial acompanhar os resultados e entregar feedbacks em relação à efetividade das ações. De acordo com os objetivos alcançados é possível observar o envolvimento dos colaboradores em relação às ações criadas e qual o real interesse de seguir no crescimento tanto profissional, como da empresa.

Com toda certeza, um bom PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), além de impactar positivamente na sua empresa, vai auxiliar na concretização da postura profissional e engajadora dos colaboradores.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe nossos conteúdos! Aproveite e confia mais sacadas e dicas do Ignição Digital!

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

 

 

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *